A Secretaria da Segurança Pública, por intermédio da Polícia Militar da Bahia, manterá as ações para reduzir os índices de criminalidade em Salvador e em municípios do interior do estado. A iniciativa tem como principal objetivo garantir a segurança da população e faz parte do Plano de Proteção ao Cidadão, executado conjuntamente pela própria PM, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica.

As atividades terão continuidade de acordo com o planejamento previamente estabelecido. Por questões estratégicas, a PM tem preferido não divulgar os locais e horários das ações, reafirmando que tem trabalhado no sentido de minimizar os transtornos no trânsito. O Plano de Proteção ao Cidadão foi lançado no último dia 9 e engloba diversas operações especiais realizadas em Salvador, Feira de Santana, Itabuna, Porto Seguro e Vitória da Conquista.

Balanço 
Desde que foi lançado o programa, por meio de diversas operações policiais, já abordou mais de 124 mil pessoas, das quais, 69 foram presas em flagrante e outras 408 conduzidas à delegacia. Além disso, 43.755 veículos (de duas e quatro rodas) foram abordados, 619 foram apreendidos por estarem em situação irregular e dez já foram recuperados. As blitze resultaram ainda na abordagem de 3.095 e na apreensão de 40 armas de fogo, 22 facas e 60 quilos de maconha e outras drogas, como cocaína e crack.