Nos 100 anos de emancipação da cidade de Itabuna, na região sul, a população será beneficiada na área da saúde. Na quarta-feira (28), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) entrega ao Hospital de Base, por meio da assinatura do contrato de comodato, equipamentos para UTI neonatal e emergência.

Em solenidade às 11h, na Santa Casa de Misericórdia, o secretário Jorge Solla assina o contrato também incorporando os novos serviços de radioterapia, cardiologia e cirurgia bariátrica à unidade. A Sesab investiu aproximadamente R$ 717 mil na aquisição de equipamentos para o Hospital de Base como ventiladores artificiais e monitores paramédicos, que ajudarão a qualificar o atendimento na unidade.

Com a iniciativa será ampliada a oferta de serviços médicos de média e alta complexidade à região macro-sul, composta por 102 municípios e uma população estimada em dois milhões de habitantes, que passam a ter melhores condições de acesso à saúde.

Também serão equipados, os hospitais Manoel Novaes e Calixto Midlej. A UTI neonatal do Manoel Novaes receberá 89 aparelhos entre incubadoras, ventiladores pulmonares, monitores multiparamétrico, berços aquecidos. As emergências dos três hospitais serão equipadas, cada uma, com dois ventiladores, dois oximetros e dois monitores.

O secretário ainda visitará as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H), no bairro São Caetano, que deverão ser concluídas em novembro deste ano. As UPAs de porte 2 têm capacidade para atender até 300 pacientes por dia.