O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) vai reunir em um só lugar todos os serviços de veículos e habilitação. É a Central Generalista, um projeto de modernização do atendimento ao público implementado em conjunto com a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb), que adota os moldes do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

O lançamento da Central Generalista será nesta quarta-feira (30), às 8h, na sede do Detran, com a presença do governador Jaques Wagner. O espaço contará ainda com um posto bancário para facilitar o pagamento dos serviços prestados pelo órgão.

Diariamente, são realizados na sede do Detran cerca de mil atendimentos – 600 na área de habilitação e 400 de veículos. No total, existem 135 serviços disponíveis, como emissão da primeira habilitação, mudança de categoria, renovação, primeiro emplacamento, transferência de veículos, alienação fiduciária, dentre outros. Com a Central, o cidadão poderá ter acesso a quaisquer desses serviços em um único atendimento. Isso porque cerca de 20 atendentes foram treinados para dominar as tecnologias do Registro Nacional de Veículos Automotores e Registro Nacional de Condutores Habilitados.

Outra novidade é a implantação de Sistema de Gerenciamento do Atendimento – Sistema Atende, a mesma ferramenta utilizada nos postos SAC, que possibilitará um controle eficaz de todo o fluxo de serviços.

Durante as obras, os serviços continuaram a ser realizados normalmente, mas em outro espaço físico. O setor de veículos e o posto da Secretaria da Fazenda foram remanejados para a central de atendimento de veículos provisória, localizada na antiga vistoria de veículos particulares.