LOCAL: municípios de Santa Terezinha e Itatim, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, a, respectivamente, 202 e 223 quilômetros de Salvador.
DATA: 12.06.10 (sábado)
HORÁRIO: 9h e 11h

O QUE É: em Santa Terezinha acontece a entrega de trechos recuperados das BAs 493 e 120 e assinatura de convênio para construção de praça. Já em Itatim serão entregues as obras de recuperação de acessos à cidade e iluminação de vias, além de anunciada a pavimentação de rua no Bairro do Canal.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. SANTA TEREZINHA

ESTRADAS: na BA-120, foi recuperado o trecho de 12,2 quilômetros que liga os municípios de Castro Alves e Santa Terezinha. O investimento foi de R$ 5,5 milhões. Já na BA- 493, as intervenções foram realizadas nos 23 quilômetros entre Santa Terezinha e Itatim (entroncamento com a BR-116), com recursos na ordem de R$ 11,1 milhões. Estima-se que por esses trechos circulem, em média, 450 veículos por dia. As obras beneficiam 145 mil pessoas de Castro Alves, Santa Terezinha, Sapeaçu, Itatim, Milagres, Rafael Jambeiro e Conceição do Almeida e favorecem o escoamento da produção da agropecuária regional.

PRAÇA: será construída na localidade de Rio Seco com recursos na ordem de R$ 200 mil, viabilizados pelo convênio que será assinado entre o Estado e a prefeitura.

2. ITATIM

ACESSOS: foram recuperados os acessos Norte (Avenida Getúlio Vargas) e Oeste, o primeiro com um quilômetro de extensão e o segundo com dois quilômetros, ambos trechos da BA-493 que passam pela cidade e se estendem até a BR-116. O investimento total foi de aproximadamente R$ 1,3 milhão. No acesso Norte trafegam diariamente cerca de 130 veículos, enquanto no Oeste a média é de 320 veículos por dia. Além dos moradores de Itatim, os benefícios com as intervenções atingem a população dos municípios de Santa Terezinha, Castro Alves, Elisio Medrado e Milagres, beneficiando 92 mil pessoas. Entre as melhorias previstas com as obras está o escoamento dos produtos da agropecuária da região.

ILUMINAÇÃO: foram instaladas 161 luminárias nas avenidas Getúlio Vargas, Leonina Rebouças e 7 de Setembro, com investimento de R$ 297 mil. Além disso, já foi autorizada a complementação da iluminação pública da entrada da cidade (BR-116), no valor de R$ 37 mil.

PAVIMENTAÇÃO: orçada em R$ 300 mil, a intervenção foi garantida graças à celebração do convênio entre os governos estadual e municipal, no mês passado.

SANTA TEREZINHA: tem extensão territorial de 710 quilômetros quadrados e população estimada em 10.546 habitantes. A cidade foi emancipada em 1761 e suas principais atividades econômicas são a agricultura (mandioca e café) e a pecuária (ovinos, caprinos e gado de corte). A prefeitura atualmente é comandada por Agnaldo Andrade.

ITATIM: com uma população estimada de 15.516 habitantes e extensão territorial de 574 quilômetros quadrados, tem como principal atividade econômica a extração de paralelepípedo. A cidade foi emancipada em 1989 e a prefeitura é comandada atualmente por Raimunda Santos.