Resultado da cooperação técnica entre o governo da Bahia e a Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), será lançado nesta quinta-feira (10), às 16h, na Praça Municipal, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o governador Jaques Wagner, o Plano de Reabilitação Participativo do Centro Antigo de Salvador (CAS). O plano aponta estratégias e ações concretas de desenvolvimento sustentável para a região, parte delas em andamento.

Elaborado por um grupo gestor dos três níveis de governo e com a colaboração de 600 pessoas da sociedade civil, principalmente da comunidade, o estudo, que vem sendo realizado há dois anos, apresenta 14 propostas de integração social e econômica, de habitação, cultura, turismo, meio ambiente, segurança e patrimônio para o Centro Antigo de Salvador.

O Centro Antigo compreende a área que vai do Campo Grande à Calçada e toda sua abrangência, por seu valor histórico, cultural, social, econômico, além de patrimônio edificado e artístico com importância nacional e internacional. O Escritório de Referência do Centro Antigo coordenou o processo de elaboração do plano.

No evento, será reaberto o Palácio Rio Branco, reformado com recursos do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), que sediará a Secretaria Estadual de Cultura (Secult) e, eventualmente, o gabinete do governador.

Lula e Wagner entregam também diplomas a formandos do Plano Setorial de Qualificação e Inserção Profissional (Planseq) para beneficiários do programa Bolsa Família (programa Próximo Passo). São 600 formandos da Região Metropolitana de Salvador.

Estão programadas ainda assinaturas de ordem de serviço do interceptador Paralela/Lauro de Freitas, uma obra do PAC Saneamento, no valor de R$ 170 milhões, e de contrato para 3,5 mil unidades habitacionais em Salvador, Santo Antônio de Jesus e Camaçari, inauguração de infraestrutura e unidades habitacionais no bairro do Caji, em Lauro de Freitas, no valor de R$ 6,5 milhões, além do lançamento do programa nacional Petrobras Cultural.

Transmissão 
Com apoio da Companhia de Processamento de Dados do Estado (Prodeb), o site da Assessoria Geral de Comunicação Social do Governo da Bahia (Agecom) vai transmitir ao vivo o evento na tarde desta quinta-feira.