A Universidade do Estado da Bahia (Uneb) vai qualificar nos próximos 15 meses 4,3 mil profissionais que trabalham com turismo, através do programa A Bahia é Muito Mais Verão.

A ação vai ser possível graças à renovação da parceria com a Secretaria Estadual do Turismo (Setur) para a continuidade do programa, que começou em 2008 e conta com financiamento do Ministério do Turismo (Mtur) de R$ 1,1 milhão.

A solenidade de assinatura do convênio foi realizada na última sexta-feira (26), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, durante a realização do Fórum Estadual de Turismo, promovido pela Setur.

A iniciativa tem como público-alvo taxistas, monitores turísticos, policiais, comerciantes (formais e informais), baianas do acarajé, motoristas e cobradores de ônibus, barraqueiros de praia e trabalhadores de postos de combustível das cidades de Salvador, Amargosa, Cairu (Morro de São Paulo), Camaçari, Entre Rios, Ilhéus, Lauro de Freitas, Lençóis, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Santa Cruz Cabrália e Paulo Afonso.

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da universidade, com a colaboração do Colegiado do Curso de Turismo e Hotelaria (Campus 1, em Salvador), está à frente da execução das atividades, voltadas para o ensino de noções básicas de Inglês, Conscientização Turística, Práticas de Relações Interpessoais, Qualidade no Atendimento, Higiene e Manipulação de Alimentos, Ética e Postura Profissional.

Durante a assinatura do convênio, o reitor Lourisvaldo Valentim anunciou que em 2011 a universidade vai oferecer uma graduação em Enoturismo (atividade turística que se baseia na apreciação do sabor e aroma dos vinhos), no Campus 3, em Juazeiro.