Atrações culturais, gastronomia e muita música. E tudo isso na praia, pertinho de quem foi curtir o sol ou apenas beber uma água-de-coco no Porto da Barra. É o projeto Espicha Verão 2010, que neste sábado (27) foi aberto com homenagens ao cantor e compositor Dorival Caymmi. Algumas pessoas que passavam pelo Porto se surpreenderam com o evento e aproveitaram para ouvir e até dançar ao som das atrações, divididas no palco montado na areia e no flutuante.

“Eu vim para um churrasco na casa de amigos, mas não resisti. Abandonei a festa lá para curtir esta aqui. Tá muito bom. É legal curtir música na praia", afirmou a publicitária Alessia Daiane Costa, 29 anos, de Catu. Já o advogado Valdo Santos, 27 anos, de Salvador, foi à Barra para participar pelo segundo ano do projeto. "É uma opção para os baianos após o carnaval. As atrações são de qualidade e nos fazem querer ficar aqui até o final do evento”.

No primeiro sábado desta terceira edição, baianos e turistas assistem no projeto Praia 24 horas às apresentações de Carlinhos Cor das Águas, Paulinho Boca de Cantor, Filhos de Ghandy, Alice Caymmi, Jussara Silveira, Carlos Gazineo, Juan e Ravena e Aloísio Menezes, que interpretam as músicas de Caymmi que projetaram a Bahia no mundo, como Saudade da Bahia, Maracangalha, São Salvador e Saudade de Itapuã.

Gastronomia e artesanato

Durante mais dois sábados (6 e 13 de março), baianos e turistas, além da programação musical, podem visitar os estandes de artesanato na Praça das Artes, localizada em frente ao Forte de Santa Maria, ou experimentar pratos típicos da culinária baiana em uma das barracas montadas na Praça Gastronômica, montada ao lado do Instituto Mauá. Mas para quem prefere praticar esporte, o projeto também preparou diversas atividades ao ar livre. A partir das 6 horas da manhã é possível encontrar, entre outras atividades físicas, swing baiano, karatê e yoga.

O objetivo do projeto é prolongar a permanência de turistas na Bahia e valorizar os artistas do estado, já que a programação é composta por músicos, bandas e grupos baianos. No ano passado, uma pequisa da Bahiatursa demonstrou que mais de 90% das pessoas que acompanharam o projeto ficaram satisfeitas com a qualidade das atrações musicais e das atividades esportivas e culturais desenvolvidas durante o Espicha Verão.

No segundo dia da terceira edição do evento (6 de março), as homenageadas serão as mulheres, pelo Dia Internacional da Mulher. Por isso, todas as atrações serão comandadas por mulheres. Entre as atrações, Márcia Short e Isabela Taviani. No último dia do evento (13 de março), a banda cubana Buena Vista Social Club se apresenta no palco flutuante instalado no Porto da Barra, quando será feito um tributo ao fotógrafo francês Pierre Verger e uma homenagem à América Latina.

Durante o Espicha Verão, cerca de 500 ambulantes estarão trabalhando no Porto da Barra. A expectativa é que haja um aumento de 10% nas vendas em relação ao ano passado. Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, a programação do projeto atraiu, em 2009, 110 mil pessoas, das quais 22 mil turistas. O investimento, que em 2009 foi de R$ 1,4 milhão, deve chegar, este ano, a R$ 1,9 milhão. “Em alguns lugares da Bahia, nessa época do ano, a ocupação nos hotéis diminui em mais de 50%. Com o Espicha Verão esperamos a permanência dos turistas na Bahia”, afirmou. Além da capital baiana, o Espicha Verão também acontece em Itacaré, Lençóis, Porto Seguro, Mangue Seco e Maraú.