LOCAL: município de Santo Amaro, no território de identidade Recôncavo, a 71,2 quilômetros de Salvador.
DATA: 26.02.10 (sexta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: inauguração da reforma da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT) e entrega de cinco viaturas. Na oportunidade acontece a assinatura de ordem de serviço para recuperação de trecho da BA-084.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

REFORMA: contemplou mudanças nas instalações elétricas, hidráulicas e climatização; aquisição de móveis e instalação do necrotério para implantação do serviço de necropsia, que não existia na regional e era suprido pela unidade de Feira de Santana. A partir de agora, Santo Amaro atenderá além das perícias de acidentes de veículos, crimes contra a vida, patrimônio, vistorias e lesões corporais, também a área de tanatologia (perícia em mortos), beneficiando aproximadamente 300 mil pessoas, em outros oito municípios. Para garantir o pleno funcionamento da coordenadoria, a unidade ainda receberá uma viatura para as atividades de perícias criminais. A reforma da geladeira e a capacitação de pessoal foram outras melhorias realizadas. O investimento na reforma da CRPT de Santo Amaro e aquisição dos novos carros, que serão também entregues para as regionais de Feira de Santana, Alagoinhas, Serrinha e Santo Antônio de Jesus, foi de aproximadamente R$ 250 mil.

EXPECTATIVA: com os novos investimentos, estima-se garantir a capacidade operacional para remoção de corpos; reduzir em 20% o número de necropsias realizadas em Alagoinhas; otimizar e agilizar a liberação de corpos e laudos da regional e dar suporte técnico para as unidades de Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus. Todo este aparato tem por finalidade diminuir o tempo de resposta às solicitações, garantindo a prova material necessária ao inquérito policial, e, dessa forma, reduzir os índices de violência.

ORDEM DE SERVIÇO: autoriza a execução dos serviços de restauração e pavimentação do trecho da BA-084 que liga Santo Amaro ao distrito de Oliveiras dos Campinhos, com 22,5 quilômetros de extensão. O investimento de R$ 2,7 milhões beneficiará 120 mil pessoas.

SANTO AMARO: com extensão territorial de 518 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 58.387 habitantes. A cidade foi emancipada em 1837 e atualmente a prefeitura é comandada por Ricardo Jasson do Carmo. Sua economia é baseada no comércio, agricultura (hortaliças), pesca e pecuária (bovinos). A atividade industrial também está presente no município, representada por três unidades do ramo de papel e embalagens.