Mais de 1,5 mil consultas e cerca de 200 pequenas cirurgias. Este foi o saldo do primeiro dia de atendimento da Estratégia Saúde em Movimento no município de Miguel Calmon. O atendimento, que seguirá até o dia 29 de março, está sendo realizado no Centro Municipal de Saúde e as cirurgias de catarata, que se iniciam na próxima quarta-feira (17), serão feitas no Hospital Padre Paulo Felber, que foi adaptado para receber a equipe da Estratégia Saúde em Movimento. O agendamento da consulta pode ser feito pelo Sesab Atende, telefone 0800-724-6565.

A equipe foi recebida no domingo (14) pela população, que organizou uma carreata, percorrendo as principais ruas da cidade. “A comunidade foi muito receptiva e podemos começar o projeto com toda a força”, declarou o diretor-executivo do Saúde em Movimento, Luciano Goulart.

Até o final desta etapa, estima-se que serão realizadas 28 mil consultas. Além do município de Miguel Calmon, será atendida a população de mais 21 municípios da região. O objetivo desta ação é realizar consultas oftalmológicas e exames diagnósticos e complementares, como biometria, campimetria computadorizada, paquimetria ultrassônica, cirurgias de catarata, pterígios, além de outros serviços, totalizando 42 tipos de procedimentos.

A Estratégia Saúde em Movimento já passou pelos municípios de Mortugaba, Caetité, Ituaçu, Itapetinga e Gandu, realizando mais de 88 mil consultas, mais de 10 mil cirurgias de catarata e quase 15 mil cirurgias de pterígio.

Atualmente, a equipe oftalmológica da Estratégia Saúde em Movimento conta com 140 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de sala e pessoal de apoio. “A equipe já esta bem sincronizada, conseguindo atender bem a comunidade”, comentou Goulart. A equipe de atendimento é coordenada por profissionais de Ribeirão Preto com experiência em logística adequada ao perfil da Estratégia Saúde em Movimento.