LOCAL: município de Miguel Calmon, no território de identidade Piemonte do Paraguaçu, a 367 quilômetros de Salvador.
DATA: 27.03.10 (sábado)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: visita às atividades da estratégia Saúde em Movimento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SAÚDE EM MOVIMENTO: iniciativa desenvolvida pelo governo estadual que leva ações de saúde para diferentes regiões da Bahia na forma de mutirão. Nesta primeira fase estão sendo prestados serviços na área oftalmológica que incluem 42 tipos de procedimentos, entre consultas, exames e cirurgias. A equipe do Saúde em Movimento é composta por mais de 130 profissionais, entre médicos (de diversos estados do país), enfermeiros, instrumentistas, técnicos de enfermagem, auxiliares de sala e pessoal de apoio. Eles estão em Miguel Calmon desde o último dia 16, onde ficam até o próximo dia 28 (domingo). A previsão é que sejam realizadas mais de 28 mil consultas, beneficiando moradores dos municípios de toda região. A partir das consultas oftalmológicas, a população terá acesso a exames complementares e procedimentos cirúrgicos, a exemplo das cirurgias de catarata e pterígio. Este é o sexto município contemplado com a iniciativa, que atende prioritariamente os alfabetizandos do programa Todos pela Alfabetização (Topa) e cidadãos com idade a partir de 60 anos. Para os alunos matriculados no Topa, o acesso se dá por meio da Secretaria Estadual da Educação. Já para a população geral, o agendamento é feito pelo serviço Sesab Atende (0800-724-6565). Depois de Miguel Calmon, a estratégia passará a atuar com duas equipes, simultaneamente. As próximas cidades a receber as ações de saúde serão Iraquara e Itagi, com início previsto para o dia 7 de abril.

ATENDIMENTO EM MIGUEL CALMON: está sendo realizado no Centro Municipal de Saúde e as cirurgias de catarata no Hospital Padre Paulo Felber, que foi adaptado para receber a equipe da Estratégia Saúde em Movimento. Até o último o começo da tarde de hoje (26), já haviam sido atendidas 23.868 pessoas e realizadas 2.205 cirurgias de catarata e 3.370 de pterígio.

BALANÇO: a estratégia Saúde em Movimento teve início em outubro do ano passado e no último dia 22 alcançou a marca de 100 mil consultas realizadas. A meta é finalizar a etapa de Miguel Calmon com mais de 110 mil cidadãos atendidos em cinco meses de atuação. As ações de saúde itinerante já passaram chegaram por Mortugaba, Caetité, Ituaçu e Itapetinga. Nessas cinco cidades foram realizadas 88.122 consultas, mais de 10 mil cirurgias de catarata e quase 20 mil de pterígios, além dos exames complementares.

CONCEPÇÃO: o Saúde em Movimento surgiu a partir de um levantamento do perfil epidemiológico na Bahia e das especialidades médicas mais carentes de profissionais no estado. A opção pelo atendimento oftalmológico nesta primeira etapa foi motivada pela elevada demanda por cirurgias de catarata e pterígio e também para atender os alunos do Topa. Muitos dos alfabetizandos do programa se enquadram na faixa etária acima de 40 anos, quando normalmente as pessoas começam a apresentar presbiopia (necessidade de óculos para ler). A dificuldade em enxergar prejudicava o desempenho desse público nas salas de aula.

MIGUEL CALMON: com extensão territorial de aproximadamente 1.465 quilômetros quadrados, sua população estimada é de 27.724 habitantes. A cidade foi emancipada em 1924 e atualmente a prefeitura é comandada por José Ricardo Requião. As principais atividades econômicas do município são a agricultura (hortifruti, mandioca, banana e flores), pecuária (apicultura, caprinovinocultura e granjeiros) e o comércio.