LOCAL: município de Monte Santo, no território de identidade Sisal, a 352 quilômetros de Salvador.
DATA: 06.03.10 (sábado)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: assinatura de ordens de serviço para construção de pontes na BA-220 e ampliação do sistema de abastecimento de água da sede municipal e de autorização para implantação de um sistema simplificado na zona rural. Na oportunidade ainda serão entregues 20 viaturas e anunciadas a celebração de convênios para implantação de projeto de mecanização agrícola e construção de cisternas e a licitação de obras e serviços de saneamento.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PONTES: serão construídas ao longo do trecho da BA-220 que liga Monte Santo a Euclides da Cunha, nos quilômetros 6,40; 16,50; 21,30; 22,50 e 27,50, totalizando 109 metros de extensão. O investimento de R$ 4,4 milhões irá favorecer o tráfego de aproximadamente de 270 veículos por dia. Com as obras, cerca de 120 mil pessoas dos municípios de Monte Santo, Euclides da Cunha, Cansanção e Banzaê serão beneficiadas.

ÁGUA NA SEDE: a ampliação do sistema que atende a sede municipal contará com investimento de R$ 452,5 mil.

SISTEMA SIMPLIFICADO: será construído para atender a localidade de Saco Fundo e beneficiar 385 pessoas, com o investimento de R$ 80 mil. Nele será instalado um aparelho dessalinizador, equipamento de fácil manuseio e longa vida útil, utilizado no tratamento de água salobra.

VIATURAS: duas delas ficarão em Monte Santo, para as polícias Civil e Militar. As outras 18 serão destinadas a PM dos demais municípios do território do Sisal. Todas são do modelo Blazer e fazem parte de um total de 1.120 que serão entregues pelo governo até o fim deste mês e distribuídas por todo estado para melhoria dos trabalhos das polícias Civil, Militar e Técnica.

CONVÊNIOS: viabilizarão a implantação de um projeto de mecanização agrícola no distrito de Desterro, no valor de R$ 117, 3 mil, e a construção de 70 cisternas no distrito de Mundo Novo, no valor de R$ 161 mil.

OBRAS E SERVIÇOS DE SANEAMENTO: serão anunciadas a licitação de obras de ampliação do sistema de abastecimento de água que atende os povoados de Lagoa das Pedras, Caldeirão Coberto, Caldeirão de Areia e Maravilha, no valor de R$ 1,3 milhão, e a elaboração do projeto de abastecimento de água do povoado de Pedra Vermelha e interligação aos municípios de Euclides da Cunha e Monte Santo, que beneficiará 12 mil pessoas.

ÁGUA PARA TODOS: as obras acima fazem parte do programa, que reúne todas as ações de saneamento básico do Estado e já atingiu 390 dos 417 municípios baianos. São mais de 2,3 milhões de pessoas beneficiadas, num investimento de aproximadamente R$ 878 milhões em obras concluídas e em execução. Por meio do Água para Todos, o governo pretende investir, até 2010, R$ 2,1 bilhões para garantir o atendimento aos direitos humanos fundamentais de acesso à água com qualidade e quantidade e ampliar os serviços de esgotamento sanitário em todo o estado, beneficiando 3,5 milhões de baianos.

MONTE SANTO: com extensão territorial de 3.285 quilômetros quadrados, sua população está estimada em 53.429 habitantes. A cidade foi emancipada em 1837 e atualmente a prefeitura é comandada por Everaldo Joel de Araújo.