LOCAL: Estrada do Coqueiro Grande, s/nº, Fazenda Grande 3.
DATA: 25.03.10 (quinta-feira)
HORÁRIO: 8h

O QUE É: inauguração de posto da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) em Cajazeiras.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROCON: além da unidade de Cajazeiras, outros dois postos serão entregues no mesmo dia na capital baiana, em Liberdade e Periperi. A expansão da rede de atendimento facilitará o acesso dos moradores desses bairros e redondezas ao serviço, uma vez que eles não precisarão mais se deslocar para a região central da cidade. Nas novas unidades a população terá acesso gratuito aos serviços de educação e orientação às relações de consumo, podendo obter informações e tirar dúvidas sobre seus direitos, bem como tentar solucionar problemas com fornecedores com a interveniência do órgão, seja por meio do contato telefônico ou de audiência com conciliador, além de realizar denúncias de violação dos direitos do consumidor. Planos de saúde, prestação de serviços educacionais, transporte coletivo, telefonia móvel e fixa, qualidade e higienização de alimentos, contratos de financiamento, são alguns dos assuntos objeto de demandas por atendimento e orientação levadas por milhares baianos ao Procon.

ATENDIMENTO: estima-se que com a inauguração dos novos postos haja um incremento de aproximadamente 40% no número de atendimento em 2010, o que permitiria chegar a 65.545. Somente em 2009, foram realizados 48.337 atendimentos, o que colocou o serviço baiano em quarto lugar entre os 24 entes federativos integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), ficando atrás apenas de São Paulo (255.514), Distrito Federal (111.718) e Goiás (74.227). Após a triagem desse total, 1.646 situações receberam outros encaminhamentos, pois não se referiam as relações de consumo (Extra Procon). Dos 46.691 procedimentos de atendimento restantes, 37.734 (80,81%) foram resolvidos de imediato pelos atendentes. Nos demais casos (8.957), foram abertas reclamações e agendadas audiências para tentativa de conciliação, que resultaram em 5.407 acordos, dando fim aos processos administrativos. Considerando tais dados, pode-se afirmar que dos 46.691 procedimentos da competência órgão, 43.141 (92,39%) foram solucionados em até quatro meses, entre o atendimento e a audiência conciliatória.

META 2010: interiorizar os serviços de proteção e defesa do consumidor, por meio da criação de Núcleos Regionais com atuação em todos os territórios de identidade. Para tanto, em breve já será entregue uma unidade em Jequié.