A partir da próxima sexta-feira (26), o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade, (Ibametro), órgão delegado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), realiza a Operação Semana Santa em feiras livres da capital e interior do estado.

O objetivo é coibir irregularidades relativas a pesos e medidas, muito freqüentes nesse período. Serão fiscalizadas principalmente as balanças de peixes, equipamentos que enfrentam processo de deterioração por causa do salitre.
Em Salvador, as equipes de fiscais começam a atuar às 9h30, na Feira de Paripe, localizada no Centro de Abastecimento de Paripe e adjacências. A fiscalização prossegue nos dias 29, 30 e 31 (segunda, terça e quarta-feira), na Feira de São Joaquim e adjacências.

No interior, a fiscalização será realizada nas cidades de Feira de Santana, Jequié, Barreiras, Eunápolis, Vitória da Conquista, Itabuna, Paulo Afonso e Juazeiro, onde, segundo o coordenador da operação, Emanuel Portela da Silva, tradicionalmente ocorrem mais irregularidades. A fiscalização no interior do estado será realizada pelas unidades regionais do Ibametro, que é uma autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração do Estado (Sicm).

Supermercados
A Operação Semana Santa inclui ainda a fiscalização de pescados (bacalhau, camarão e peixe) em supermercados. “Quarenta produtos foram analisados, sendo 10 reprovados por apresentar peso mais baixo do que o indicado na embalagem”, afirmou a coordenadora de pré-medidos (produtos embalados e pesados na ausência do consumidor) do Ibametro, Cíntia Lé.

Os Ovos de Páscoa também serão fiscalizados. Um total de 42 marcas está sendo verificada com relação à qualidade do produto, pesos e medidas, sendo que, até o momento, 21 marcas foram aprovadas pelo Ibametro. O resultado final da fiscalização sobre esse item será divulgado no dia 31 deste mês. Denúncias podem ser feitas pelo Disque Ibametro 0800-0711888, de segunda a sexta-feira (exceto feriado) das 8h às 18h.