O governador Jaques Wagner participa, nesta quarta-feira (3), da abertura do 22º Seminário Nacinal da Cebola (Senace) e do 12º Seminário da Cebola do Mercosul. Os eventos acontecem simultâneamente nestas quarta e quinta-feira (3 e 4) em Casa Nova, município a 572 km de Salvador, no território do Sertão do São Francisco.

A importância dos eventos reside no fato de que a Bahia é o segundo maior estado produtor de cebola no Brasil ao lado de Pernambuco. Aqui a cebola é produzida em 40 municípios, dos quais Casa Nova se destaca por ser a maior cidade produtora do estado, conhecida como a capital da cebola no Nordeste. São mais de 3,6 mil hectares plantados no município, o que corresponde a 34% do total de plantação de cebola da Bahia.

O presidente da comissão organizadora do Senace, Pedro Cavalcante, afirma que a região do São Francisco concentra cerca de 50 mil produtores de cebola. "Por isso que este evento e a participação do governador são tão importantes. Aqui o pequeno produtor vai poder entrar em contato com as novas tecnologias e informações atualizadas sobre o plantio da cebola".

Os pequenos produtores, de fato, são os principais beneficiados com o evento. Em 2009, estes agricultores foram responsáveis pela geração de 60 mil empregos diretos e indiretos distribuídos nos diversos elos da cadeia de produção. Isto movimentou na região cerca de R$ 134 milhões, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"Estamos aqui em busca de mais informação para nos atualizarmos e melhorarmos nossa produção dentro dos programas do Governo do Estado que favorecem a agricultura familiar na região", comentou o pequeno produtor Manoel José Evaristo.

Ainda na cidade, o governador entrega 137 títulos de terra, uma viatura da Polícia Militar e assina autorização para perfuração de poços artesianos que atenderão as localidades de Baixão dos Costas, Lambedor, Monte Alto e Sítio Planta. Serão investidos R$ 60 mil como parte do programa Água para Todos em benefício de 465 pessoas.

De Casa Nova, Wagner segue para o município de Remanso, também no território de identidade do Sertão do São Francisco. Lá ele assina ordens de serviço para a recuperação do trecho da BR-235 que liga Remanso às localidades de Barragem do Caminho e Lajedo, ambas em Casa Nova. A recuperação está orçada em R$ 41,9 milhões. Além de melhorar o tráfico diário de aproximadamente 260 veículos, a intervenção vai favorecer o escoamento da agropecuária regional, contribuindo para a melhoria da renda de 240 mil pessoas.

Também na cidade, o governador entrega mais 156 títulos de terra e autoriza a implantação dos sistemas simplificados de abastecimento de água nas comunidades de Brejo e Lagoa da Salina, além da perfuração de poços na zona rural do município, com investimento de R$ 45 mil, para beneficiar 1.450 pessoas nas localidades de Formosa de Cima, Lagoa dos Poços e Oncinha.