Dez clubes que disputam a primeira divisão do campeonato baiano terão o apoio da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). A assinatura do contrato foi realizada nesta terça-feira (2) na sede da Federação Baiana de Futebol.

Segundo o presidente da Embasa, Abelardo de Oliveira Filho, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão até o final do campeonato, no qual serão realizados 40 jogos em sete estádios baianos. Em contrapartida, os clubes vão exibir a marca da Embasa na frente e no verso das camisas dos times patrocinados e a haverá a colocação de publicidade estática nos gramados, que são placas publicitárias distribuídas nos estádios.

Oliveira afirma que o patrocínio pode ser estendido para o próximo ano, com a possibilidade de se aumentar o número de clubes beneficiados. Os clubes patrocinados são Feirense, Camaçari, Itabuna, Colo-colo, Ipitanga, Fluminense, Madre de Deus, Bahia de Feira, Vitória da Conquista e Atlético de Alagoinhas.

De acordo com o diretor da Federação Baiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, os recursos serão divididos para os 10 clubes beneficiados em partes iguais. “Os clubes do interior precisam muito deste patrocínio. Esta é uma maneira de valorizar o futebol baiano e o torcedor destes times”, afirmou.

O gerente de futebol do Atlético de Alagoinhas, Raimundo Queiroz, recebeu com alegria a notícia do patrocínio. De acordo com ele, os times passam por grandes dificuldades financeiras até mesmo para efetuar o pagamento dos jogadores. “Esta parceria chega num momento importante e ajuda a reforçar nosso elenco, oferecendo mais condições ao time”, disse.

Nos últimos três anos, a Embasa tem mantido uma política de apoio aos esportes, patrocinando atletas e eventos, como a Travessia Mar Grande – Salvador, a nado ou em pranchão (padlle board), a Travessia Farol de Itapuã – Farol da Barra, a Regata Aratu – Maragogipe e os Campenatos Baiano e Regional de Remo. Este ano, a Embasa resolveu colaborar com o desenvolvimento do futebol baiano, firmando parceria com a Federação Baiana de Futebol (FBF) e dez times do interior da Bahia.