Baianos e turistas passarão a contar, a partir desta quinta-feira (8), com um importante equipamento para conhecer e apreciar com as belezas naturais de alguns trechos que compreendem a Baía de Todos-os-Santos. O ferry-boat Ivete Sangalo, embarcação com capacidade para 110 pessoas sentadas, inicia as operações de um roteiro especial, denominado de Bahia a Bordo, que sairá da Ponta de Humaitá, na Península de Itapagipe, até o Farol da Barra.

A rota passará por importantes pontos e cartões postais da cidade como o Mercado Modelo, o Elevador Lacerda, a Igreja de Santo Antônio da Barra e o Forte de Santa Maria. Além disso, os passageiros poderão vivenciar um ambiente interno bastante movimentado porque um DJ estará disponível para alegrar o público. “Será um novo conceito de turismo no estado, já consolidado em outros países que não têm uma baía tão encantada quanto a nossa”, afirmou o diretor do programa, Jayme Rangel. Os ingressos para o passeio serão comercializados no Terminal Marítimo de São Joaquim e custarão R$ 80 por pessoa. Haverá saídas às quintas-feiras e sábados, às 17h, sendo que, no final de semana, a embarcação vai operar com um horário extra, às 20h.

O secretário de Turismo, Domingos Leonelli, lembra que a Baía de Todos-os-Santos tem recebido uma atenção especial do governo estadual, enfatizando que, além de programas de saneamento e esgotamento sanitário na área de desenvolvimento urbano, há também um intenso esforço para desenvolver a baía no setor de turismo. “Já está em final de elaboração, um plano estratégico para o desenvolvimento do turismo náutico. Além disso, estamos intensificando a divulgação da BTS nas feiras e encontros internacionais para a atração de investimentos no local”, ressaltou Leonelli.

Na Ilha de Cajaíba, uma das 56 que compõem o arquipélago da Baía de Todos-os-Santos, será construído um resort, cujos investimentos somam R$ 1,2 bilhão. O empreendimento deve gerar aproximadamente quatro mil postos de trabalho durante as fases de construção e operação.