Mais de oito mil empregos devem ser gerados até 2014 na área de hotelaria em Salvador e municípios da região metropolitana. A previsão é da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH) e consta do 5º Fórum Legislativo das Cidades-sede da Copa do Mundo 2014, que está acontecendo nesta segunda-feira (26) na Assembleia Legislativa, reunindo políticos, autoridades, empresários, desportistas e o público em geral.

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, está no encontro, que conta com dois representantes do governo da Bahia: o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Ney Campelo, e o secretário de Turismo, Domingos Leonelli, que estão apresentando as prioridades do governo para 2014. Destaque para os investimentos de R$ 15 milhões na capacitação de 20 mil profissionais das áreas de bares, hotéis, restaurantes, táxis, ambulantes, balconistas e empregados de barracas de praia.

O fórum faz parte de uma série de encontros regionais que ocorrerão nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014. Promovidos pelo Ministério do Turismo, os encontros têm o objetivo de abrir uma reflexão sobre as responsabilidades e oportunidades do Brasil na realização do evento. A programação na Bahia prevê ainda nesta segunda uma visita técnica, às 15h, ao Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova).