Secretários municipais de saúde de 73 municípios baianos, gestores de diretorias regionais (Dires) e técnicos de saúde se reúnem em Feira de Santana nesta quinta e sexta-feira (8 e 9) para uma rodada de negociação da Programação Pactuada e Integrada da Assistência em Saúde (PPI-2009), na qual serão definidas e quantificadas ações de saúde pública.

As atividades serão desenvolvidas no auditório do Hotel Acalanto, localizado na rua Torres, 77, bairro Capuchinhos. Conforme a gestora da 2ª Diretoria Regional de Saúde (Dires), Iraci Leite, os participantes do encontro vão definir estratégias para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

Para quinta-feira, às 9h, a programação prevê a contextualização da PPI 2009. Às 10h haverá apresentação da metodologia do trabalho para os secretários municipais de saúde; às 10h30, reunião dos subgrupos dos Colegiados de Gestão Microrregional (CGMRs) e, às 14h, validação da programação das internações hospitalares nos CGMRs.

A PPI é um processo instituído no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) com a participação do Governo do Estado e de municípios. Conforme a gestora da 2ª Diretoria Regional de Saúde (2ª Dires), Iraci Leite, os participantes do encontro vão definir estratégias para garantia de acesso da população aos serviços de saúde.

Sexta-feira, às 9h, os participantes dão continuidade à validação da programação das internações hospitalares e, às 14h, será discutida a programação ambulatorial nos CGMRs.

Outras informações sobre a PPI podem ser obtidas no portal da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, no endereço www.saude.ba.gov.br/dipro ou ainda no portal do Ministério da Saúde, www.saude.gov.br.