O governador Jaques Wagner e a ministra-chefe da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, visitaram, neste sábado (10), as obras da Via Expressa Baía de Todos os Santos, em Salvador. Acompanhados de secretários de Estado e outras autoridades, eles percorreram alguns dos canteiros de obras que compõem a construção da Via.

A obra, considerada a maior intervenção de estrutura viária de Salvador nos últimos 30 anos, faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC e vai ajudar a desafogar o tráfego nos principais pontos de gargalo de trânsito de Salvador, como a Rótula do Abacaxi. Além disso, ela formará um novo acesso da BR-324 ao Porto de Salvador, para facilitar o escoamento de cargas para importação e exportação.

Com 4,3 mil metros de extensão, a Via Expressa vai ter 35,5 mil m2 de passeio; 3,2 mil metros de ciclovia; 23,3 mil metros de pista de rolamento; 4,2 mil metros de elevados e 370 metros de túneis. A previsão de conclusão é para o segundo semestre do ano que vem.

O investimento de R$ 380 milhões também vai ser utilizado para a desapropriação de mais de 700 imóveis residenciais e comerciais ao longo do trajeto, que vai começa no Acesso Norte (BR-324), segue pela Ladeira do Cabula, Rótula do Abacaxi, Avenida Heitor Dias, Largo Dois Leões, Estrada da Rainha, passa pela Ladeira do Canto da Cruz, até chegar a Água de Meninos e o Porto de Salvador.

“Além da Via Expressa, nós estamos sonhando alto, com a construção da ponte Salvador-Itaparica, para interligar essas intervenções e dar continuidade a esse processo de crescimento da infra-estrutura viária baiana”, declarou o governador.

Segundo a ministra Dilma, a Via Expressa é uma das grandes intervenções do PAC em todo o país e vai ajudar e muito, no desenvolvimento econômico do Estado. Ela anunciou ainda a construção de um estaleiro na região de São Roque, Mara melhorar ainda mais o escoamento da produção baiana.

“A Bahia foi o primeiro Estado onde nós encontramos petróleo e agora a Bahia precisa ser beneficiada com a descoberta do Pré-Sal. Nós vamos construir aqui uma grande indústria de bens e serviços para o Pré-Sal”, assegurou a ministra.

 

Confira também:

Wagner defende projeto viário e ponte Salvador x Itaparica
http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio/2009/10/10/wagner-defende-projeto-viario-e-ponte-salvador-x-itaparica.mp3  

Dilma assegura que governo vai resolver "abacaxi" do trânsito de Salvador
http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio/2009/10/10/dilma-assegura-que-governo-vai-resolver-abacaxi-do-transito-de-salvador.mp3  

Coletiva da Ministra Dilma Rousseff
http://www.comunicacao.ba.gov.br/radio/2009/10/10/coletiva-da-ministra-dilma-rousseff-durante-visita-a-via-expressa.mp3