A Academia de João Pequeno de Pastinha – Centro Esportivo de Capoeira Angola -, que funciona no Forte de Santo Antônio Além do Carmo, promove, nesta sexta-feira (30), às 19h, mais uma sessão do projeto Cinema, Capoeira e Samba, com entrada gratuita.

A academia é uma das sete residentes no Forte, administrado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult). O projeto, que acontece todas as últimas sextas-feiras de cada mês, exibe filmes e documentários em DVD sobre a Capoeira e outros aspectos da cultura e da história da Bahia.

Desta vez serão exibidos os filmes “Pastinha, uma vida pela capoeira”, de Antonio Carlos Murici, e “A linha do trem, um caminho esquecido”, produzido pela TVE Bahia. Depois das exibições, acontece a Roda de Samba Tradicional, com o Grupo Botequim, que co-realiza o projeto.

O Forte de Santo Antonio Além do Carmo fica localizado na Praça Barão do Triunfo, Largo de Santo Antônio, s/n. Também têm sede no local a Academia de Capoeira Angola Pai e Filho, o Centro de Capoeira Tradicional Bahiana, o Centro de Cultura Física Regional da Bahia, o Grupo e Capoeira Angola Pelourinho e o Ponto de Cultura Irmãos Gêmeos de Mestre Curió.

Durante toda a semana, os mestres das sete academias dão aulas de capoeira para os alunos e a comunidade em geral. E, nas terças e quintas-feiras à noite, promovem as rodas de capoeira.

Mais informações sobre o Forte de Santo Antônio Além do Carmo podem ser obtidas no blog fortesantoantonio.blogspot.com, e sobre o projeto, pelos telefones (71) 3323-0708, 8115-9235 e 8746-6141.