LOCAL: Terreiro de Jesus, sobrado nº 17, Pelourinho, em Salvador
DATA: 07.10.09 (quarta-feira)
HORÁRIO: 11h

O QUE É: Inauguração da nova sede do projeto Oi Kabum! – Escola de Arte e Tecnologia do Instituto Oi Futuro.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETO: As escolas Oi Kabum! com unidades em Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e Belo Horizonte (MG) promovem a formação de jovens de comunidades populares nas áreas de Computação Gráfica, Design, Vídeo e Fotografia. Para participar do primeiro ciclo de formação, com duração de um ano e meio, os adolescentes, com idades entre 16 e 19 anos, devem freqüentar escolas públicas regulares do Ensino Médio. Após a etapa inicial, eles podem integrar também o Núcleo “Kabum! Novos Produtores”, que busca captar oportunidades no mundo do trabalho de desenvolvimento e aperfeiçoamento para estes jovens profissionais.

SALVADOR: Na capital baiana, a Oi Kabum! é desenvolvida em parceria com a Ong Cipó Comunicação Interativa e o Governo do Estado. O projeto completa cinco anos de existência, neste mês de outubro, e parte agora para um formato mais arrojado, tanto na concepção do espaço físico, quanto na proposta de ampliação do aprendizado. A nova sede passa a acolher as etapas de formação, o Núcleo de Produção e o Projeto “Pelourinho Digital” (uma extensão da Oi Kabum!, que estimula o aprendizado com foco para jovens moradores do Centro Histórico e bairros próximos). O Pelourinho Digital foi responsável, em julho deste ano, pelo lançamento da mostra fotográfica e da revista Olha Aí, O Pelô, que serão revisitadas, por ocasião da inauguração. Além disso, a sede possui também espaços para exposições, um ciber, uma sala multiuso para atividades diversas e a Galeria de Arte Oi kabum!, área personalizada para estimular a realização de mostras.

EVENTO: Para marcar a inauguração da sede, os jovens que participam das oficinas de fotografia e design gráfico prepararam uma coletânea de trabalhos que homenageiam Dorival Caymmi. Por meio de experiências com a técnica “pinhole”, que explora aspectos artesanais na produção fotográfica, e que na Bahia se traduz como a técnica da “foto na lata”, os jovens fizeram releituras e intervenções gráficas para expressarem suas emoções e interpretações artísticas sobre o ser humano e sobre a vida, inspirados nas obras do compositor. Carybé, Pierre Verger e Jorge Amado também foram fontes de inspiração para os jovens. Dos produtos de Computação Gráfica serão apresentadas ao público diversas animações retratando as escolhas feitas pelos jovens em relação às suas preferências e identificações musicais. Foram criados personagens que incorporam o estilo de várias “tribos” associadas à música e a formas de comportamento. Serão exibidos também vídeos-poemas produzidos pelos educandos e que são resultado das reflexões e discussões acerca de sua identidade cultural. Para a inauguração, ainda foi criada um edição especial do “TV da Laje”, a revista eletrônica da Oi Kabum!, que apresenta uma abordagem diferenciada e com o olhar do jovem das comunidades populares sobre diferentes assuntos. Outro produto a ser apresentado na mostra de inauguração será o vídeo feito em celular “O 7º Dia”, que já participou de diversos festivais de cinema e vídeo do país e é uma criação coletiva dos jovens do Núcleo de Vídeo da Oi Kabum! Salvador. Estarão presentes na inauguração o governador Jaques Wagner, o secretário de Cultura do Estado, Márcio Meirelles, a Diretora Cultural do Oi Futuro, Maria Arlete Gonçalves, a coordenadora da Oi Kabum! Salvador, Isabel Gouvêa, além de representantes dos diversos parceiros do projeto. O jornalista e apresentador Marcelo Tas será o mestre de cerimônia.

COMEMORAÇÕES: Além da solenidade oficial de inauguração, pela manhã, a sede da Oi Kabum! estará aberta à visitação da população, a partir das 18h30. O público terá acesso ao andar térreo do prédio para prestigiar as mostras “Olha Aí, o Pelô” e a “Caymmi na Lata” além de acessar os sites e as versões eletrônicas das revistas, além de blogs e outros produtos digitais da Oi Kabum! Ao centro do Largo Terreiro de Jesus haverá projeções de imagens sonorizadas, nas faces de uma instalação em formato de cubo, de 4X4 metros. Paralelamente às projeções, que acontecerão também na fachada do prédio, serão realizados na sacada do casarão-sede shows com artistas moradores do Centro Histórico, como Dona Claudete, Aloísio Menezes e Bira Reis, entre outros convidados.

INSTITUTO OI FUTURO: Presente em várias cidades do país, tem a missão de democratizar o acesso ao conhecimento para acelerar e promover o desenvolvimento humano. Seus programas têm como foco principal a promoção de um futuro melhor para as crianças e jovens do Brasil, reduzindo distâncias geográficas e sociais. São mais de três milhões de jovens atendidos pelos programas Tonomundo, Oi Kabum! Escolas de Arte e Tecnologia, NAVE, Conecta e Novos Brasis. Na área cultural, O Oi Futuro atua como gestor do Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados, e mantém três espaços culturais, sendo dois no Rio de Janeiro (RJ) e outro em Belo Horizonte (MG), além do Museu das Telecomunicações nas duas cidades.

CIPÓ – COMUNICAÇÃO INTERATIVA: É uma organização não-governamental que utiliza a comunicação e a arte para promover o desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens de comunidades populares da Bahia. Ao longo de seus 10 anos, a instituição vem atuando com projetos que visam à melhoria da escola, a inserção qualificada de jovens no mundo do trabalho, a garantia de direitos, a participação e o desenvolvimento social e a democratização da comunicação e da cultura.