Representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC), que vem destacando iniciativas da esfera pública em todo o país, voltadas para o aumento da competitividade das organizações e da qualidade de vida da população brasileira, estarão em Salvador, nesta quinta-feira (22), para conhecer o Programa de Qualidade do Gasto Público – Compromisso Bahia, desenvolvido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb). O encontro acontece às 11h30, no gabinete do secretário Manoel Vitório.

O compromisso Bahia despertou interesse do MBC pela estratégica de gestão, que foca o corte de desperdícios na máquina pública para reinvestimentos dos recursos economizados em benefício direto ao cidadão. Desde que foi lançado, em 2007, até agosto deste ano, o programa já reinvestiu 393,3 milhões economizados com supressão de gastos nas áreas de licitação, recursos humanos e custeio.

O MBC é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), patrocinada por empresas privadas como Votorantim, Gerdau, Nestlé, Petrobras, Odebrecht e Souza Cruz. A organização reúne as funções do Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade (PBQP) e tem como objetivo principal colaborar na viabilização de projetos de melhoria da gestão nas esferas públicas.