A TVE Bahia vai transmitir, neste sábado (7), a grande festa de pré-carnaval do bloco afro Ilê Aiyê. Trata-se da Noite da Beleza Negra, que chega em 2009 à sua 30ª edição e será transmitida, ao vivo, a partir das 22 horas diretamente da Senzala do Barro Preto. A festa coroa a Deusa do Ébano, mulher negra mais bela para reinar não só Carnaval, mas em todas as apresentações do bloco durante os próximos 12 meses.

Entre as atrações, a Band’Aiyê, o Ara Ketu e o grupo Fora da Mídia já confirmaram presença para animar o evento, que o espectador confere com exclusividade pela TV pública da Bahia. Além de acompanhar os shows da Noite da Beleza Negra, o canal 2 irá apresentar um perfil das quinze finalistas do concurso. Durante a transmissão serão exibidos vídeos sobre as candidatas que, entre outros requisitos, precisam demonstrar grande habilidade em dança afro e conhecer a história do povo negro para provar que, além do estandarte da beleza, as deusas carregam o compromisso de uma consciência que luta pela igualdade dos povos.

Esta é a terceira vez consecutiva que a TVE Bahia faz com exclusividade a cobertura da festa na Senzala do Barro Preto, quebrando o paradigma da invisibilidade na televisão baiana desta importante celebração. O repórter Oscar Paris foi escalado para comandar a cobertura, que conta com a coordenação geral de Silvana Moura.