A partir do próximo dia 19 de fevereiro, mais de 2 milhões foliões vão se encontrar em ruas e avenidas da capital baiana para celebrar a maior festa popular do planeta. Mas o caminho para a folia e a volta para casa deve ser feita de forma segura e tranquila, principalmente quando se trata de aliar bebida à direção. Pensando nessa mistura perigosa que o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) montou um Plano de Operação para o Carnaval 2009, especialmente para garantir a segurança e proporcionar maior tranquilidade e paz no trânsito.

Durante a folia, o órgão vai contar com um efetivo de mais de duzentos funcionários, que vão atuar na capital e no interior do Estado. Todas as diretorias estarão envolvidas nas ações, com duração até o final da festa, no dia 25 de fevereiro. Sem falar da parceria firmada com a Polícia Militar, a Secretaria de Segurança Pública, a Superintendência de Engenharia de Tráfego e outros órgãos municipais e estaduais que também participam do evento.

Além de intensificar as fiscalizações de veículos e condutores através de blitze, a operação pretende verificar as condições de circulação dos veículos, bem como o comportamento de motoristas, que nesta época, costumam exagerar no consumo de bebidas alcoólicas.

Os prepostos do Detran estarão trabalhando em equipes espalhadas em pontos estratégicos da cidade. Cabe ao órgão checar todos os itens de segurança do veículo, a sua documentação, além de exigir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor. Caso ele não esteja portando a sua habilitação ou esteja com a validade da mesma vencida, além de ser autuado, o veículo será retido e só será liberado mediante apresentação de motorista devidamente regularizado.

A verificação documental também se estende para os condutores de trios elétricos, minitrios, carros de apoio e outros veículos que participam do desfile. É importante lembrar que, antes da entrada nos circuitos da festa, serão exigidos os documentos do veículo vistoriado pelo Detran/BA, que acontece até o próximo dia 20 de fevereiro, no Parque de Exposições, assim como a credencial do condutor, que deverá ter assistido ao seminário para motoristas, também promovido pelo órgão.

Em paralelo, os comandos educativos também vão atuar em pontos de estacionamento de grande referência, com distribuição de materiais didáticos como panfletos contendo informações importantes sobre o comportamento necessário para os condutores de automóveis e motocicletas, e também, para pedestres. A intenção é conscientizar os foliões de que se deve brincar com responsabilidade e atenção, para que as suas vidas e de outras pessoas não sejam postas em risco.

Estes comandos vêm atuando desde janeiro e no último final de semana que antecede a folia (dias 14 e 15 de fevereiro), estarão, durante todo o dia, no Aeroporto, Estação Rodoviária, Ferry-boat, Pelourinho, Auto Shopping Paralela e nos Shoppings Iguatemi, Lapa, Piedade, Salvador, Itaigara, Barra e Outlet Center.

Para o diretor-geral do Detran-BA, Adriano Romariz, “a população deve se preocupar não só com o efeito das blitze, mas sim com a repercussão que as mesmas têm. O cidadão, ao saber da blitz, procura regularizar a situação do seu veículo. O nosso trabalho no Carnaval 2009, será focado também na redução do índice de acidentes de trânsito”, ressalta.