Uma parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), através do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), e a Superintendência de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) possibilitará a divulgação, na noite desta quarta-feira (26), no estádio de Pituaçu, durante a partida de futebol entre o Bahia e o Colo-Colo, de Ilhéus, informações sobre a importância da doação de órgãos. Serão mostrados o jingle e o vídeo da campanha de incentivo à doação de órgãos antes e no intervalo do jogo.

No ano passado, foram realizados 363 transplantes no estado, representando um aumento de 28% em relação a 2007. Em 2008, a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) contabilizou 46 doações de múltiplos órgãos, quatro doações a mais que no ano anterior.

Este ano, durante o mês de janeiro, foram autorizadas três doações de múltiplos órgãos, nos hospitais: Geral do Estado (HGE), Roberto Santos e do Oeste (Barreiras). Para Eraldo Moura, em 2009, será necessário investir bastante em ações educativas a fim de conscientizar a população da importância da doação.