Dando seguimento ao cronograma de implantação do emissário submarino da Boca do Rio, mais um trecho de tubulação (tramo) será submergido ao largo da Praia dos Artistas na próxima sexta-feira (13). A operação mobilizará uma numerosa equipe de projetistas, engenheiros, consultores e mergulhadores, distribuídos em 15 embarcações.

Este é o terceiro afundamento de tubulação do novo emissário. O primeiro foi em dezembro, o segundo em janeiro e agora acontece o afundamento do trecho 4, onde estão localizados os difusores do sistema. Cada tramo, com 800 metros de comprimento, é montado com tubos em polietileno de alta densidade num estaleiro em Mapele, na Baía de Aratu.

O novo emissário submarino faz parte do Sistema de Disposição Oceânica (SDO) do Jaguaribe, num investimento de R$ 205 milhões do governo da Bahia para atender à expansão do serviço de esgotamento sanitário de Salvador.

O emissário terá extensão de 3.670 metros, chegando a uma profundidade de 45 metros na área final, garantindo a dispersão segura dos efluentes processados na Estação de Condicionamento Prévio do SDO do Jaguaribe, que está sendo construída nas imediações da Avenida Jorge Amado. A conclusão da obra está prevista para 2010, quando a cobertura do serviço de esgotamento sanitário de Salvador deve alcançar o índice de 90%.

A Embasa conduzirá equipes de TV e jornalistas interessados em acompanhar a operação, que acontece às 9h desta sexta-feira. Uma embarcação vai ser disponibilizada e sairá às 7h do Terminal Náutico, ao lado da rampa do Mercado Modelo, com retorno previsto ao meio-dia.