A integração e operacionalização de ações ambientais e de planejamento entre os Comitês de Bacias Hidrográficas e os Territórios de Identidade foram discutidas em reunião com os Colegiados Territoriais, esta semana, em Feira de Santana, dentro da parceria do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Ingá), autarquia da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), e a Secretaria do Planejamento do Estado (Seplan).

Na reunião foram compartilhadas as informações sobre os projetos de apoio ao processo de organização, gestão e planejamento dos Colegiados Territoriais, e definidas as ações de apoio à organização e planejamento dos Territórios de Identidade da Bahia e seus Colegiados Territoriais.

Isto porque um dos objetivos da Política Estadual de Recursos Hídricos é compatibilizar o planejamento e a gestão dos usos das águas com os objetivos estratégicos do Estado. O evento também foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O objetivo da parceria é desenvolver ações integradas entre os instrumentos de planejamento e de gestão ambiental do estado e concretizar ações previstas nos Programas “Participação e Controle Social” e “Gestão dos Recursos Hídricos para o Desenvolvimento Sustentável”, em uma interlocução entre os dez Comitês de Bacias Hidrográficas e os 26 Territórios de Identidade da Bahia.