Com o tema Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação – Escola Viva, uma Ação de Todos Nós, a Jornada Pedagógica 2009 reúne até esta terça-feira (10), à tarde, no Centro de Convenções, em Ilhéus, educadores e gestores da rede estadual de ensino, na área de atuação da Diretoria Regional de Educação (Direc) 6, que inclui, além da sede, os municípios de Una, Canavieiras, Itacaré, Maraú, Mascote, Sta. Luzia e Uruçuca.

A abertura do evento teve a presença do secretário de Educação da Bahia, Adeum Sauer, que reforçou a importância da aprendizagem como meta principal das ações políticas, administrativas e pedagógicas realizadas pelo governo, a exemplo das eleições diretas para gestores de escolas e a estruturação dos colegiados, o que aumenta a participação da comunidade e a cobrança por melhores resultados.

Os trabalhos e debates, este ano, estão centrados em eixos como o Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação, a Agenda de Trabalho, a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Prova Brasil e o Contrato de Convivência (padronização de procedimentos para faltas, reposição de aulas e outros).

“Esse momento também é uma oportunidade de fortalecer as relações interpessoais e conhecer melhor a escola, observando os dados de distorção idade/série, aprovação/reprovação e o currículo; por isso, sugiro o texto Educandos e Educadores: Seus direitos e o Currículo, disponível no site www.mec.gov.br”, diz a coordenadora da Educação Básica, Sara Mirian Lemos.