Os diretores das unidades escolares, em todas as Diretorias Regionais de Educação (Direc), assinaram o Compromisso de Gestão da Qualidade da Educação, em solenidade realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT), transmitida por videoconferência para as cidades do interior, onde também houve assinaturas.

Esta foi mais uma ação rumo à democratização da gestão das escolas, pela melhoria da qualidade do ensino, como declarou o secretário da Educação, Adeum Sauer. Nas Direc 1A e 1B, assinaram o termo, na terça-feira (17), 256 diretores.

A SEC indica três eixos prioritários em torno dos quais devem concentrar-se os esforços para a melhoria da qualidade da Educação praticada na rede estadual de ensino, que são o foco na aprendizagem, a democratização da gestão da escola e a integração da escola à comunidade local.

Após a assinatura dos termos de compromisso, será construído o plano de ação da unidade escolar, junto com as Direc e a SEC. Entre os dias 26 deste mês e 13 de março, a comunidade escolar fará estudo e análise do documento do compromisso de gestão.

Entre os dias 16 e 18 de março, as idéias do plano serão apresentadas à comunidade escolar, que fará, no dia 19, os possíveis ajustes. No dia 20 acontecerá a entrega da versão preliminar do compromisso de gestão da unidade escolar. Como o curso de gestão será retomado junto à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), poderá haver novas modificações neste plano entre os meses de março e maio.

Haverá ainda a apresentação e avaliação do plano de ação das unidades escolares junto às respectivas Direc, também com participação de representantes da SEC. O andamento das ações prevê a realização de acompanhamento e avaliação continuada nas escolas por uma equipe composta por membros da SEC/Direc/UE. A escola deve formar uma equipe interna de auto-avaliação das dimensões política, pedagógica, administrativa e relacional da gestão.

“Para um secretário da Educação não pode haver momento mais feliz do que esse. Estamos chegando às escolas de forma mais sistemática, dando as orientações e fazendo uma das ações principais que é o acompanhamento, já que a escola estando sozinha, não consegue melhorar seus níveis educacionais. Melhorar a qualidade da educação significa melhorar as ações, e a secretaria precisa intervir se quiser alcançar melhores resultados”, disse Sauer.

Outras ações

Diante das cobranças de alguns diretores, solicitando a qualificação e aumento de material humano, o secretário respondeu que já existe demanda da SEC para a convocação de 1.100 coordenadores pedagógicos, que têm papel fundamental para qualificar os trabalhos de uma escola. Ele informou também que serão convocados 398 coordenadores para assumir o lugar daqueles que faleceram ou se aposentaram.

Ainda foi informado, durante a solenidade no IAT, que, a partir da segunda quinzena de março, haverá formação para os membros dos colegiados escolares recém-eleitos, de maneira que eles estejam também preparados para atuar junto à escola e fomentar a gestão descentralizada e democrática das unidades escolares.