Prefeitos, secretários municipais, representantes dos governos estadual e federal, além de gestores e lideranças dos 14 municípios que integram o Território do Piemonte do Paraguaçu, estiveram reunidos nesta quinta-feira (26) em Rafael Jambeiro para debater e buscar fortalecer o desenvolvimento local.

As ações desenvolvidas pelas secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur) foram destacadas pelos secretários Ildes Ferreira e Afonso Florence, que compareceram ao encontro.

Ferreira destacou a ampliação do acesso às tecnologias da informação e comunicação com a implantação dos centros digitais de cidadania (CDCs). “O programa de inclusão sociodigital do governo da Bahia é considerado o maior do Brasil e conquistou importantes premiações nacionais no ano passado”, disse.

Os CDCs são salas com 10 computadores conectados à internet banda larga e equipados com softwares livres. “Estamos implantando esses centros em todos os 417 municípios baianos, e com isso retirando o estado da incômoda 20ª colocação no país em inclusão digital”, destacou.

Um dos temas abordados no evento diz respeito à gestão de resíduos sólidos. Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, apesar de essa gestão ser de responsabilidade dos municípios, o governo estadual tem estimulado a formação de consórcios públicos, envolvendo municípios próximos que possam obter ganhos de escala e maior apuro técnico no manejo do lixo a partir de uma ação cooperada.

“Em geral, as prefeituras carecem de recursos para manter os aterros sanitários em condições dignas de funcionamento”, explicou Florence.

Programas sociais

O articulador do território, Valmir Macedo de Souza, disse que o encontro foi concebido para que os prefeitos e gestores conheçam em detalhes os programas sociais do governo estadual, a fim de que possam se habilitar a levá-los para os seus municípios.

A prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Oliveira de Carvalho, anfitriã do evento, afirmou que o encontro foi uma boa oportunidade para os prefeitos e gestores discutirem propostas de planejamento e gestão de desenvolvimento sustentável e a aplicação dos recursos disponíveis para os municípios do território.

Além de Rafael Jambeiro, o Território do Piemonte do Paraguaçu é composto por Santa Terezinha, Itatim, Iaçu, Itaberaba, Boa Vista do Tupim, Itaquara, Lajedinho, Ruy Barbosa, Macajuba, Mundo Novo, Piritiba, Tapiramutá e Miguel Calmon.