Em 2009, o site Nosso Carnaval, da TVE Bahia/Secult, além de reunir todo o conteúdo produzido pela TV pública da Bahia e a Rádio Educadora FM 107.5, incluindo a transmissão ao vivo dos dois veículos, vai abrir um canal de interatividade com os internautas, que poderão enviar fotos e vídeos diretamente dos circuitos do Carnaval.

Outra novidade é a disponibilização do “resumo do Carnaval”, vídeo diário com os destaques da festa. O objetivo é ampliar e intensificar a interação com o público, promovendo o acesso aos conteúdos da Educadora e TVE e às informações sobre a programação dos circuitos, orientações aos turistas, serviços de utilidade pública, entre outros serviços, explica Alex Oliveira, gerente de Mídias Interativas do Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb).

A partir desta quarta-feira (18), o site já estará disponível por meio dos endereços www.carnaval.ba.gov.br, www.irdeb.ba.gov.br, www.tve.ba.gov.br e www.educadora.ba.gov.br.

Segundo o coordenador de marketing do Irdeb, Alberto Adler, “se no ano passado o site agregou amplitude ao levar o conteúdo audiovisual e as transmissões ao vivo a audiências localizadas muito além do alcance dos sinais da rádio e da TV, em 2009 a abordagem cultural da folia promete aprofundar a proposta, com mais conteúdo, mais serviços e maior interatividade”.

O canal web será novamente uma plataforma de amplificação da cobertura das emissoras do Irdeb, conferindo às transmissões ao vivo um caráter global, acessível a internautas de todo o mundo e, agora que já está em sua terceira edição, com um potencial de audiência muito maior que a do Carnaval de 2008.

A perspectiva é multiplicar, portanto, a exposição, não só das transmissões ao vivo, mas de todo o conteúdo do site, disponibilizando linguagens diversificadas, volume de conteúdo e a variedade de opções de um portal, o que incluirá ainda novos mecanismos para garantir mais interatividade.

O conteúdo produzido pela TVE Bahia e pela Educadora FM será destacado para utilização sob demanda pelo internauta. O site irá informar de um jeito mais leve, trazendo informações sobre destaques do Carnaval baiano e um canal de curiosidades sobre a folia.

A interatividade será outro ponto a ser reforçado na nova versão. Este ano, além da página de contato, por meio da qual os ouvintes enviam e-mails ao site, serão propostas enquetes, solicitando aos ouvintes que respondam sobre questões ligadas à programação da rádio e da tevê. Com um novo quadro, na linha “você no Nosso Carnaval”, será possível o recebimento e a veiculação de fotos, vídeos e áudios produzidos pelo próprio internauta.