O grupo de percussão do programa Escola Aberta e finalistas do 1º Festival Anual da Canção Estudantil (Face) encherão as ruas do circuito Campo Grande de notas musicais, na quinta-feira de Carnaval, às 19h30. Ao todo serão 600 participantes do programa do Ministério da Educação (MEC), oferecido em escolas da rede estadual da capital baiana, que participará do cortejo junto ao bloco afro Mangagá, capitaneado pelo cantor Tonho Matéria.

Juntos, desfilarão pelo Campo Grande, com o tema Os Capoeiras na Guerra do Paraguai. Enquanto o grupo percussivo desfilará no chão, os finalistas do Face aproveitarão para mostrar o talento na avenida dividindo o vocal com Matéria.
O desfile abre espaço para diversas manifestações artísticas e culturais. Terá apresentações de maculelê, capoeira, perna de pau, entre outros. O bloco é o segundo da fila e tem saída prevista para as 19h. Além dos estudantes, participam do desfile oficineiros, coordenadores comunitários e funcionários, professores e dirigentes.

O programa está presente em 60 escolas da rede estadual de Salvador, sendo que, cada uma oferece em média 10 oficinas e atende a 250 pessoas. Entre eles, estudantes, pais e pessoas da comunidade onde as escolas estão inseridas. O MEC financia as atividades nas escolas.

Na última sexta-feira (13), o vencedor do Face, Samuel Oliveira, fez uma participação especial como convidado de Tonho Matéria, no último ensaio para o carnaval de 2009. A abertura do show contou com a apresentação da fanfarra do Colégio Estadual Severino Vieira.