A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio da Coordenação Estadual de DST/Aids, realiza, nesta terça e quarta-feira (11 e 12)), no Grande Hotel da Barra, um curso de capacitação para realização do teste rápido como diagnóstico da infecção pelo HIV.

O treinamento, que contemplará 45 profissionais de saúde de Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), abrangendo 17 municípios, possibilitará a ampliação do diagnóstico da infecção do HIV.

Técnicos da coordenação explicam que o Ministério da Saúde regulamentou, em 2005, o uso dos testes rápidos (TRD) para diagnóstico da infecção pelo vírus, visando facilitar o diagnóstico em regiões que não dispõem de uma rede de serviços de saúde que possibilite o atendimento eficiente e integral da demanda existente.

Na Bahia, a diretoria de Vigilância Epidemiológica/Programa Estadual de DST/Aids regulamentou, em março deste ano, o uso dos TRD da infecção pelo HIV nos Centros de Testagem e Aconselhamento do estado.

Para isso, é necessário capacitar os profissionais dos CTAs, tendo em vista que o MS determina que os testes devem ser realizados exclusivamente por profissionais de saúde capacitados de acordo com treinamento específico, definido pelo próprio ministério.

Atualmente, a maioria dos serviços de saúde do estado e Serviços de Assistência Especializada/CTAs encaminham amostras para a realização de sorologia no Laboratório Central do Estado (Lacen), o que pode retardar os resultados, em função da demanda excessiva.