O Secretário de Turismo Domingos Leonelli participou nesta quarta-feira (18), em São Paulo, do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), que aconteceu durante o 3º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil. O objetivo do Fornatur é o de avaliar as ações integradas voltadas ao setor.

O ministro do Turismo, Luiz Barretto, também participou do encontro, onde afirmou que a estratégia do ministério é abrir cada vez mais espaço para os estados e municípios. “A relação do MTur com os secretários e dirigentes estaduais de turismo garante a continuidade das parcerias e ações em benefício do setor. Reforço aqui a necessidade dessa interação”, explica.

Já Leonelli destacou a importância da parceria do Ministério do Turismo para o desenvolvimento das ações nos Estados, elogiou a continuidade dos programas e metas após a saída da ex-ministra Marta Suplicy e a posse de Luiz Barretto. “Sempre tivemos uma boa relação com a Ministra Suplicy e com o então secretário-executivo que agora assumiu o ministério. E essa parceria continuará pois está dando bons frutos para a Bahia”, afirma Leonelli.

Os integrantes do Fornatur ouviram do secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do MTur, Frederico Costa, as mais recentes informações sobre o Prodetur Nacional, que prevê financiamento de US$ 1 bilhão por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) para investimentos, principalmente, em infra-estrutura turística. Foi anunciado que, em breve, alguns estados já receberão visitas de representantes do banco. “Isso significa que os recursos estão em processo de liberação”, relata Costa.

Salão do Turismo

O secretário Nacional de Políticas do MTur, Airton Pereira, agradeceu a mobilização feita pelos secretários estaduais para a organização do Salão do Turismo, principalmente em relação ao grande diferencial desta edição do evento: a área de comercialização. “A idéia é oferecer ao visitante, um turista em potencial, pacotes com preços diferenciados. Precisamos mobilizar a iniciativa privada no sentido de mostrar que um fornecedor de malas, por exemplo, só terá sucesso se apostar no interesse dos turistas em comprar o seu produto”, ressalta.