Depois de cinco meses de investigações, agentes da 11ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin) deflagraram no fim de semana a Operação Magalhães, visando o combate ao tráfico de drogas no oeste da Bahia, principalmente em Barreiras e em Luís Eduardo Magalhães. Cerca de 30 policiais civis cumpriram 10 mandados e fizeram cinco prisões em flagrante nos dois municípios.

Sob a coordenação do delegado regional André Aragão Lima, as equipes da 11ª Coorpin capturaram Elizabete Pereira do Nascimento Vieira (Beta), 41 anos, Jeane Pereira de Souza, 24 anos, Bernadete Pereira da Silva, 57anos, Clériston Rodrigues da Silva (Piu), 37 anos, Welinton Gomes de Souza (Leo), 28 anos, Antônio Diego Aurora de Souza (Magrão), 19 anos, Tatiana Pereira da Silva, 23 anos, e Irene Pereira da Silva (Kiki), 25 anos.

Foram presos também Ademir de Souza Filho (Du), 20 anos, Clésio Dias dos Santos (Clesin), 22 anos, Agnelo Rodrigues do Nascimento (Neo), 27 anos, Luís Pereira da Silva, 46 anos, Valdivino Rocha Lacerda (Divino), 25 anos, Ednaldo Freire Ferreira (Dada), 26 anos, e Ary Osvaldo Leite Júnior (Bebezão), 34 anos.

A Operação Magalhães contou com o apoio do delegado titular de Barreiras, Élery Gregório Siqueira, e dos delegados Arnaldo Alves do Monte, Carlos Cruz Ferro e José Resende.

Segundo o coordenador da 11ª Coorpin, os policiais apreenderam com o grupo quase um quilo de maconha, um tablete de crack, uma balança de precisão, R$ 3 mil, vários aparelhos celulares, três motocicletas, além de móveis e eletrodomésticos.