O Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), localizado no município de Jequié, foi contemplado pela Secretaria da Saúde do Estado com a coleta e destino corretos dos resíduos hospitalares. O diretor da unidade, Gilmar Vasconcelos, explica que os recipientes específicos para a coleta de cada tipo de resíduo – infectantes, peças anatômicas, pérfuro-cortantes e químicos – acabam de ser instalados pela empresa Serquip, contratada pela Sesab, que semanalmente fará a coleta e transportará os resíduos para Salvador, para que passem pelo processo de tratamento adequado, que são a incineração e autoclavação.

Além das medidas adotadas para a destinação correta do lixo hospitalar, o HGPV foi beneficiado também pela remessa de novos equipamentos, encaminhado pela Sesab, entre eles novas camas hospitalares. Os equipamentos, juntamente com reformas realizadas na unidade e a recomposição do quadro de profissionais de saúde, possibilitaram ativar mais oito leitos de clínica cirúrgica, 18 de pediatria e 12 de psiquiatria.

“Isto representou uma ampliação de 38 novos leitos, um acréscimo de 28% na capacidade instalada do hospital”, revela Gilmar Vasconcelos, acrescentando que um novo mamógrafo já chegou à unidade e será instalado nos próximos dias.

O HGPV também recebeu 23 computadores; carro de anestesia e bisturi elétrico para o centro cirúrgico; berços aquecidos para o berçário; máquina de costura industrial para a lavanderia hospitalar; eletrocardiógrafo para as enfermarias; escadas de dois degraus para os leitos; suportes para soro e novas mesas de cabeceira para a pediatria.