Dentro da programação para celebrar o Dia Internacional do Meio Ambiente, a Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) participa, até esta quinta-feira (5), de evento no espaço cultural do Shopping Center Lapa. O coordenador da Comissão de Garantia Ambiental da empresa, engenheiro agrícola Marcos Antônio Silva, apresentou para o público, as fontes alternativas de energias utilizadas em sistemas de abastecimento de água.

Buscar novas fontes de energia que sejam limpas e sustentáveis tem sido a alternativa encontrada pela Cerb para o bombeamento dos poços tubulares. Segundo o engenheiro, as alternativas citadas têm sido muito utilizadas nas localidades onde a energia elétrica não está disponível.

A energia solar é importante na preservação do meio ambiente por possuir muitas vantagens sobre as outras formas de obtenção de energia – não é poluente e não influi no efeito estufa. A energia solar é renovável e inesgotável na escala humana e bastante disponível no semi-árido.

Ele explica ela soma características positivas para o sistema ambiental, pois o sol irradia todos os dias um potencial energético extremamente elevado, incomparável a qualquer outro sistema de energia usada pelo homem. Além disso, os equipamentos fotovoltaicos têm maior durabilidade e praticamente não precisam manutenção preventiva, uma das grandes vantagens.

A Cerb também é pioneira, na Bahia, na utilização de energia eólica para bombeamento de água em locais castigados pela seca e com difícil acesso a energia elétrica. Trata-se de um avanço nas modalidades de captação de água por utilizar uma fonte de energia renovável de grande potencial no estado, como o vento.

A empresa também está participando de uma exposição fotográfica sobre as principais ações do sistema Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos à qual está vinculada.