Das praias analisadas semanalmente pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), são consideradas próprias para o banho as de São Tomé de Paripe, Boa Viagem, Roma, Porto da Barra, Farol da Barra, Ondina, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã e Stella Maris.

Já as praias consideradas impróprias, por apresentarem presença elevada de coliformes fecais, são Periperi, atrás da estação férrea, Pedra Furada, atrás do Hospital Sagrada Família, e Penha, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Penha.

Na praia do Rio Vermelho foram dois os pontos de coleta. Um deles, em frente à Igreja de Nossa Senhora de Santana, deve ser evitado pelos banhistas. O outro ponto, em frente à Rua Bartolomeu de Gusmão, apresenta condições favoráveis para o banho.

O IMA alerta à população que, em tempo chuvoso, não é recomendável o banho de mar, porque as águas podem estar contaminadas por detritos carregados das ruas por meio das galerias pluviais (bocas-de-lobo), podendo provocar doenças de pele.