LOCAL: Município de Itiúba, região Piemonte da Diamantina, a 378 quilômetros de Salvador.
DATA: 14.06.08 (sábado)
HORÁRIO: 9h30

O QUE É: Inauguração do Mercado Municipal Joviniano de Carvalho, da urbanização das praças do Calumbi e do Projeto Sertanejo, das avenidas Belarmino Pinto e Osvaldo Campos, de 85 sanitários residenciais, de Sistemas de Abastecimento de Água (SAAs) e de Casa de Farinha. Na ocasião também serão lançados projetos do Plano de Desenvolvimento da Aqüicultura da Bahia, assinada ordem de serviço (OS) para construção de oito Unidades de Saúde da Família (USF) e anunciada a construção de duas quadras poliesportivas, assim como a implantação de outros SAAs e da recuperação de sistema de esgotamento sanitário (SES) na zona rural.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

1. INAUGURAÇÃO

Mercado: Foi ampliado, com a construção de um galpão anexo. Conta com telhas de alumínio e duas câmaras frigoríficas. O investimento, de mais de R$ 257 mil, beneficiará cerca de 36 mil pessoas.

Praças: Contam com pavimentação com pedra portuguesa, passeio de cimento, meio-fio, rampas de acessibilidade, bancos de concreto, plantio de árvores e arbustos e brinquedos infantis, além de placas de sinalização, telas de proteção, iluminação, eletrificação e pintura.

Avenidas: Possuem pavimentação, passeio, meio-fio, rampas de acessibilidade e tiveram redesenhados os canteiros centrais, transformados em pequenas praças para a comunidade, sendo que a Osvaldo Campos conta, também, com um parque infantil.

Sanitários: As unidades beneficiam 425 pessoas da comunidade de Rômulo Campos. O investimento ultrapassou R$ 197 mil.

SAAs: Na comunidade de Caçatinga foram implementadas 74 ligações domiciliares, beneficiando 370 pessoas, com investimento de aproximadamente R$ 195 mil. Já em Alto Riachão/São Gonçalo foram implantadas 38 ligações domiciliares, beneficiando 425 pessoas, com investimento de cerca de R$ 112 mil.

Casa de Farinha: Num investimento de mais de R$ 93 mil, beneficiará 310 pessoas da comunidade de Curral de Varas.

2. LANÇAMENTO

Projetos: O Povoamento Racional de Aguadas Públicas e o Unidades Demonstrativas de Piscicultura em Tanques Redes são uma iniciativa da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura (Seagri), com o apoio do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep) e terá a execução das Universidades Estadual da Bahia (Uneb) e do Sudoeste (Uesb). Os dois projetos beneficiarão cerca de 60 mil famílias em 144 municípios, num investimento de cerca de R$10 milhões.

Povoamento Racional de Aguadas Públicas: Busca aproveitar as potencialidades dos recursos hídricos do estado e tem como objetivo povoar pequenas barragens, reservatórios e açudes com alevinos, incentivando assim a atividade pesqueira. Serão beneficiados 112 municípios com 42,3milhões alevinos, o que resultará na produção de aproximadamente 4,3 toneladas de peixe nos três anos primeiro anos.

Unidades Demonstrativas de Piscicultura em Tanques Redes: Consiste na implantação de 32 unidades demonstrativas de produção de pescado em tanques-rede, envolvendo aproximadamente 900 famílias na atividade produtiva. O projeto beneficiará os territórios de Itaparica, Semi-árido Nordeste II e Sisal, além do Sertão Produtivo, Piemonte Norte do Itapicuru, Piemonte da Diamantina, Irecê, Bacia do Jacuípe, Sertão do São Francisco, Piemonte do Paraguaçu, Vale do Jequiriçá, Itapetinga, Médio Rio das Contas, Vitória da Conquista, Bacia do Paramirim, Chapada Diamantina e Baixo Sul.

3. ASSINATURA

Unidades: Contarão com hall de espera, administração, sala de reunião, farmácia, consultórios de enfermagem, médicos e odontológicos, salas de curativo e sutura, esterilização, imunização e coleta, depósito de material de limpeza, copa e sanitários. As equipes para o atendimento da população serão compostas por médicos, enfermeiros, dentistas, auxiliares de enfermagem e agentes comunitários de saúde. O investimento total de R$ 856 mil beneficiará cerca de 35 mil habitantes. O programa federal Saúde da Família é uma estratégia de reorientação do modelo assistencial, operacionalizada mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde.

4. ANÚNCIO

Quadras: Ficarão nos povoados de Bela Vista de Cobas e de Jurici do Leste. Os equipamentos contarão com arquibancadas de três degraus, iluminação elétrica e alambrado padrão.

SAAs: Está sendo concluído pela Companhia de Engenharia Rural da Bahia (Cerb) e atenderá cerca de 400 moradores que vivem em Várzea Cumprida. A água será captada no Rio Itapicuru, através de flutuante, e a partir daí conduzida até a estação de tratamento, de onde será distribuída à população. O valor do investimento da obra foi da ordem de R$ 150 mil. Já nos distritos de Quixabeira, Várzea dos Ossos, Gato, Fazenda Tatu e Dantas/Cumprido, a Cerb perfurou cinco poços tubulares, onde serão construídos sistemas de abastecimento de água que beneficiarão 843 habitantes. Além disso, como forma de suprir as necessidades de quem vive no campo, serão perfurados mais dois poços tubulares nas localidades de Cajarana e Carrancudo, beneficiando 456 pessoas.

SES: A recuperação, no valor de R$ 100 mil, foi executada pela Cerb com o objetivo de melhorar as condições sanitárias do meio rural, contribuindo para a melhoria de qualidade de vida e saúde dos 650 habitantes de Piaus.