Mais 140 famílias de Maracás, município a 367 quilômetros de Salvador, receberam nesta sexta-feira (20) suas casas próprias das mãos do governador Jaques Wagner. Na ocasião, foi anunciado também um investimento de R$ 300 mil no aeroporto da cidade, outro de R$ 145 mil na recuperação da pavimentação do Parque de Exposições, inaugurada uma quadra poliesportiva, assinada ordem de serviço para reforma do Ginásio de Esportes de Maracás e anunciado Projeto Morada de Todos Nós.

A dona de casa Ana Cláudia Silva, 36 anos, recebeu das mãos do governador Jaques Wagner as chaves da casa onde vai morar com seu marido e sete filhos. “É um sonho. Nossa renda não chega a um salário por mês a agora, livres do aluguel, vamos poder comprar outras coisas. Uma roupa para um filho, uma feira. Estou muito feliz”, declara.

O gari Antônio Rodrigues de Sana, 54 anos, vive com um salário mínimo por mês e é uma das pessoas que vai deixar de pagar aluguel que, no seu caso, é de R$ 50 mensais. Ele diz que a família vendeu a casa onde morava após a morte dos pais e ele precisou alugar outra. “Agora, vou usar o dinheiro do aluguel para outras coisas, vou deixar a minha casa do meu jeito, já que moro sozinho”.

As casas, localizadas no bairro Maria da Paixão, possuem dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço. Foram construídas graças a uma parceria entre a prefeitura municipal, responsável pela doação do terreno e pelas redes de luz, esgoto, abastecimento de água e urbanização, o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal (CEF), por meio do Programa Carta de Crédito (Resolução 460/518).

Wagner disse que o que o governo está trazendo faz bem para as pessoas, quadras, saneamento, urbanização. “Na verdade, Maracás, que é a cidade das flores, está sendo brindada com muitos anúncios”, disse. Segundo ele, essa é a proposta para todas as cidades da Bahia. “Queremos que os moradores do interior do estado tenham orgulho de morar nos seus municípios” declara.

Morada de Todos Nós

O projeto Morada de Todos Nós tem o objetivo de garantir proteção social às famílias em situação de vulnerabilidade social decorrentes da condição de pobreza. Para isso, inclui uma política pública voltada à habitação de interesse social, componente considerado fundamental no processo de desenvolvimento do estado.

A política deverá ser discutida e decidida junto às comunidades, desde a sua concepção, passando pelo desenvolvimento, acompanhamento, até a avaliação pós-ocupação, de modo que continuem organizadas garantindo assim o crescimento sustentável.

Ginásio e quadra

Localizada no bairro de Maracaizinho, a quadra conta com arquibancada de três degraus, iluminação elétrica e alambrado padrão. O investimento é de aproximadamente R$ 121 mil. O ginásio de esportes da cidade também vai ser beneficiado com uma reforma. Passará por demolições, reforço nas paredes, esquadrias, forro, revestimento, piso, instalações hidráulica e elétrica, pintura geral e limpeza. O investimento será de R$ 62 mil.