LOCAL: Município Campo Formoso, na região Piemonte da Diamantina, a 400 quilômetros de Salvador.
DATA: 14.06.08 (sábado)
HORÁRIO: 12h30

O QUE É: Recuperação das BAs 131 e 220, nos trechos que ligam Senhor do Bonfim a Antônio Gonçalves e Campo Formoso. Na oportunidade, o governador Jaques Wagner vai inaugurar um busto do deputado estadual Herculano Menezes, que em dezembro de 1998, aos 37 anos, faleceu na BA 220. A rodovia ainda receberá o nome do parlamentar, conforme o projeto de Lei nº 16.590, aprovado e sancionado no ano passado.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

SITUAÇÃO: Após 20 anos sem grandes intervenções, a região de Senhor do Bonfim será beneficiada com a entrega da recuperação das duas rodovias. As obras, iniciadas em outubro de 2007 e concluída em junho deste ano, atenderão cerca de 267 mil habitantes de nove municípios do Piemonte de Diamantina (Andorinha, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Campo Formoso, Pindobaçu, Saúde, Caem, Caldeirão Grande e Jacobina). Por estas rodovias trafegam aproximadamente 500 veículos por dia.

OBRA: Os serviços de restauração e pavimentação em Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos 17,5 quilômetros da BA 131 (Senhor do Bonfim/Antônio Gonçalves) e nos 9,5 da BA 220 (Antônio Gonçalves/Campo Formoso) facilitarão o escoamento de produtos industriais da região, como cimento e minério de ferro, além da pecuária e agricultura. A obra também trará mais segurança e tranqüilidade para os turistas que irão desfrutar do São João. No total foram investidos R$ 9,9 milhões.

MANUTENÇÃO: Além destas restaurações, o Departamento de Infra-estrutura de Transportes da Bahia (Derba) realizou serviços de manutenção rotineira, a exemplo de escavação e carga de cascalho, transporte e espalhamento de patrol e regularização mecânica de estradas municipais, em várias rodovias da região de Senhor do Bonfim, num total de 170,9 quilômetros. Isso só foi possível graças a chegada de novos equipamentos adquiridos pelo Governo do Estado, através de convênio com a União, que revitalizaram a 13ª Residência de Manutenção do Derba. Foram atendidas as BAs 220 (Igara/Senhor do Bonfim), 383 (BA120/Nordestina), 314 (Caraíba/BR.407-Barrinha), 381 (Cansanção/Itiúba), 120 (Cansanção/Queimadas), 381 (Itiúba/Filadélfia – BR.407), 375 (Caldeirão Grande/BA 131-Saúde), 220 (Campo Formoso/Poços) e BA144 (Poços/Santo Antônio). No município de Campo Formoso foram realizados serviços de regularização mecânica nas estradas municipais, além de roçagem e tapa-buracos. Em Saúde e em Pindobaçu, foram executados roçagem, tapa-buracos e sinalização.