O governo da Bahia, por meio da Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), entidade ligada à Secretaria Estadual da Administração (Saeb), iniciou parceria de cooperação técnica com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), sediada em Brasília. O objetivo é otimizar os processos de capacitação dos servidores públicos. Uma equipe da Enap esteve reunida na semana passada com técnicos da UCS para tratar dos termos da cooperação.

A parceria prevê a disseminação de projetos de aprendizagem voltados para a melhoria da gestão e dos serviços públicos no estado. De 1996 a 2007, a Enap já formou 1.408 turmas, capacitando 29.300 servidores em todo o país. “Essa ação integra o novo modelo de valorização das carreiras concomitante ao fortalecimento da máquina pública”, afirmou o secretário da Administração, Manoel Vitório.

“A cooperação inclui ações como intercâmbio de cursos, compartilhamento de metodologias e tecnologias, além da profissionalização e valorização de servidores”, explicou a diretora de Desenvolvimento Gerencial da Enap, Margaret Baroni. O projeto pretende fazer da UCS um pólo irradiador de políticas de gestão pública no Nordeste, juntamente com a Fundação Joaquim Nabuco, de Pernambuco.