A próxima edição do projeto Domingo na Praça acontece neste domingo, 08 de junho, com o Carro-Biblioteca e o Brinquedo Móvel na Lagoa do Abaeté (Itapuã), a partir das 8h, e contará com a participação do autor do Dicionário Baianês, Nivaldo Lariú, que abordará para o público presente sua experiência de mais de 15 anos coletando cerca de 1.300 expressões nas cidades da Bahia.

Com um público formado em grande maioria por crianças, o projeto, mesmo assim, não deixa de atrair a atenção de jovens e adultos, através de livros, periódicos, revistas, narração de histórias e brincadeiras educativas.

No carro-biblioteca, o público encontra estantes e mesas repletas de livros e revistas, incluindo obras de vários gêneros das literaturas nacional e estrangeira e infanto-juvenil, além de gibis e jornais. As atividades recreativas ficarão por conta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), por meio do projeto Brinquedomóvel. A proposta é resgatar as tradicionais brincadeiras infantis, tais como amarelinha, picúla e barra-manteiga. Também serão instalados em torno do carro brinquedos educativos que estimulam o raciocínio, a exemplo do xadrez, baralho e gamão, e recreativos, como peteca e boliche.

Na semana

Além deste projeto aos domingos, o Carro-Biblioteca atende, diariamente, um público médio de 70 pessoas. São oito bairros visitados semanalmente (Coutos, Liberdade, Alto do Cabrito, Castelo Branco, Pau da Lima, Dom Avelar, São Cristóvão e Fazenda Grande IV), para onde é levado um acervo de cerca de 1.500 tíltulos literários e informativos. Monitores se encarregam de promover uma leitura dirigida e narração de histórias, visando à interatividade com o público-alvo.