Será inaugurada nesta sexta-feira (6), às 16h, em Itabuna, uma comunidade terapêutica de atendimento a adolescentes usuários de drogas e dependentes químicos.  A iniciativa é do governo do Estado, por intermédio da Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), com apoio da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.

O investimento é de R$ 550 mil. Serão atendidos exclusivamente jovens que cometeram infrações e cumprem medidas socioeducativas determinadas pela Justiça.  A meta é acolher adolescentes dos municípios de Canavieiras, Eunápolis, Ilhéus, Itabuna, Itamarajú, Porto Seguro e Teixeira de Freitas, na área da Mata Atlântica e Extremo Sul.

Dados do atendimento realizado nestas duas regiões pela Fundac, apontam que 20% dos adolescentes encaminhados pelas Varas da Infância e Juventude para cumprimento de medidas de prestação de serviço à comunidade, liberdade assistida, semi-liberdade, fazem usos de drogas. Entre as drogas e substâncias mais usuais estão maconha, craque, tíner e cola.