Secretários estaduais de Agricultura se encontram nesta quinta-feira (5), das 8h30 às 17 horas, na reunião do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri), que acontecerá durante a Superagro 2008, no Complexo Expominas, em Belo Horizonte.

O secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, designou o Chefe de Gabinete, Carlos Eduardo Sodré para representá-lo na reunião do Conselho, que tem por finalidade avaliar e discutir questões de interesse do agronegócio nacional e propor ações estaduais e nacionais para o desenvolvimento do setor.

A reunião será iniciada com a participação do Banco do Brasil, que estará apresentando uma palestra sobre liberação de recursos financeiros para os estados, seguida da apresentação do programa de bioenergia de Minas Gerais. Para finalizar o encontro acontecerá um debate sobre tributação no agronegócio.

Entre outros assuntos em destaque, está o debate com o Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério de Agricultura, Inácio Kroetz, sobre a aprovação de novas fazendas brasileiras para o fornecimento de carne bovina para a União Européia e a apresentação da coordenadora de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura, Regina D’Arce, sobre as ações desenvolvidas no país.

Defesa agropecuária

Além do encontro de Secretários de Agricultura, a Bahia estará participando da reunião do Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa), que estará se reunindo na Superagro 2008 nos dias 5 e 6. O fórum tem por objetivo discutir assuntos relativos à defesa sanitária vegetal e animal no país, bem como para harmonizar as ações entre os estados.

Entre os assuntos que serão abordados destaca-se o calendário de vacinação contra febre aftosa do Circuito Pecuário Leste, o qual a Bahia pertence. Convênios com o Mapa, rastreabilidade e a delegação do Mapa aos estados para fiscalização de produtos veterinários também estão na pauta.

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), órgão vinculado à Secretaria de Agricultura (Seagri) será representada pelo diretor geral, Altair Santana de Oliveira. Ano passado, a agência baiana foi a anfitriã da reunião do Fonesa.