Mais de 300 famílias do município de Itiúba, a 292 quilômetros de Salvador, no centro norte do estado, serão beneficiadas, neste sábado (14), com a entrega pelo governador Jaques Wagner, de dois sistemas de abastecimento de água, uma casa de farinha e sanitários residenciais.

As obras, executadas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento e Integração Regional (Sedir), totalizam um investimento de R$ 596,3 mil e chegarão às comunidades de Alto Riacho/São Gonçalo, Cacatiba, Curral de Varas e Rômulo Campos, respectivamente.

As ações foram realizadas no âmbito do Programa de Combate à Pobreza Rural (PCPR), denominado, na Bahia, de Produzir, e que vem sendo executado no estado desde 1996, integrando uma proposta mais ampla de combate à pobreza rural implementada pelo Banco Mundial e governos estaduais da região Nordeste do país.

Com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais, criar emprego e renda e melhorar a vida das populações mais pobres, o programa financia projetos comunitários nas áreas social, de infra-estrutura e produção. Os recursos financeiros são do Banco Mundial e do Governo do Estado e toda a coordenação técnica é de responsabilidade da CAR
Itiúba tem economia baseada no setor primário, especificamente na agropecuária.

O desenvolvimento do setor é bastante prejudicado devido à estiagem prolongada, que tem causado irregularidade nas safras agrícolas e redução dos rebanhos. Até 1930 foi parte integrante do município de Queimadas. Em 1935, emancipou-se, com território sendo desmembrado e sua sede elevada à vila.