“A família negra no tempo da escravidão: Bahia 1850-1888” será o tema da próxima aula do Curso Conversando com sua História (2008), promovido pelo Centro de Memória da Bahia – Fundação Pedro Calmon/Secult, na próxima terça-feira (17) às 17h, com entrada gratuita. A palestrante Isabel Cristina Ferreira dos Reis, pesquisadora e Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), abordará o contexto familiar dos negros, no cotidiano da escravidão.

A professora Isabel Ferreira apresentará um estudo de sua autoria, onde investiga “a experiência de vida familiar negra no contexto da Bahia escravista da segunda metade do século XIX, enfatizando a forma como as mudanças sociais, econômicas e políticas do período influíram nas relações familiares dos negros submetidos ou não ao regime de cativeiro”. Com diversos livros e artigos de temática relacionada à população negra e à escravidão, a pesquisadora se baseou, para a realização deste estudo, em fontes arquivísticas e historiográficas.

O curso “Conversando com sua História” é uma realização do Centro de Memória da FPC, que acontece sempre às terças–feiras às 17h. Na programação, com término previsto para outubro, são abordados temas ligados à história, cultura e à evolução econômica e social da Bahia, através de depoimentos pessoais e apresentação de pesquisas acadêmicas. O Curso retorna com as palestras no dia 5 de agosto.