A Costa dos Coqueiros, zona turística da Bahia com grande concentração de resorts e outros empreendimentos hoteleiros – a exemplo de Sauípe e Praia do Forte – reforçará sua infra-estrutura, implantando um Serviço de Atendimento ao Turista (SAT) ampliado que, além de prestar informações turísticas, vai reunir, em um mesmo local, os postos das polícias Militar e Rodoviária e a Delegacia de Proteção ao Turista (Deltur).

O serviço também contará com ambulância do Samu 192 e até um heliponto. O investimento é de R$ 1,65 milhão, com recursos dos governos federal e estadual e repassados pelo Ministério do Turismo, por meio de convênio assinado entre a Secretaria de Turismo da Bahia (Setur) e a Caixa Econômica Federal.

A iniciativa inédita atende a uma necessidade da região, que passa por um grande crescimento, com a implantação de vários empreendimentos hoteleiros. Empresários locais são parceiros no empreendimento e contribuíram com a elaboração do projeto arquitetônico.

Os serviços atenderão aos turistas, veranistas e moradores da região. Eles funcionarão em dois blocos a serem construídos à margem da rodovia BA-009, no quilômetro 64 da Linha Verde – a 500 metros da entrada de Imbassaí – no município de Mata de São João. A previsão do início de funcionamento é para o primeiro semestre de 2009.

“Além de dotar uma melhor infra-estrutura para o turismo à região, que está entre os 65 destinos indutores para o desenvolvimento turístico regional no Brasil, selecionados pelo MTur, a iniciativa dará mais segurança e saúde aos turistas e também aos moradores das comunidades existentes ao longo da Linha Verde até a divisa com Sergipe”, informa o secretário de Turismo, Domingos Leonelli.

Demanda de Sauípe

O diretor-presidente do Complexo Costa do Sauípe, Alexandre Zubaran, explica que a implantação do SAT, juntamente com outros serviços, vem atender uma demanda da área há muito diagnosticada pelos empresários da região. “Trata-se de um comprometimento com a população do Litoral Norte”, afirma. Segundo ele, há sete anos os empresários vêm clamando por uma melhor infra-estrutura para a Costa dos Coqueiros e, desta vez, houve uma rápida articulação para a viabilização do projeto.

A necessidade de uma maior infra-estrutura, com foco na segurança e saúde na Costa dos Coqueiros, foi o tema de uma reunião realizada, em dezembro do ano passado, com o secretário Leonelli, empresários e representantes das polícias Civil e Militar, no Costa do Sauípe Conventions, que resultou na implantação do projeto.

O serviço de atendimento vai funcionar em dois blocos térreos. No primeiro, funcionará o SAT, que dará acesso aos visitantes de todas as informações sobre os atrativos existentes nas zonas turísticas baianas de forma eficiente e mais rápida. Dotado de instalações confortáveis, o bloco terá ainda auditório, acesso a Internet, lanchonete, sanitários, lojas para a comercialização da produção associada ao turismo – incluindo o artesanato -, salas de exposição e espaço para gastronomia regional. No segundo, funcionarão as unidades da Deltur, das polícias Rodoviária Estadual e Militar e do Samu.