Um pacote de procedimentos da área de habilitação de condutores, que antes só eram realizados na sede do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), será oferecido nos postos SAC da capital e no posto do Shopping Litoral Norte, em Lauro de Freitas. Serviços para candidatos à primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e ampliação dos locais para realização de provas teóricas, com a criação de salas especiais, são algumas das novidades.

A partir desta terça-feira (29), quando os postos SAC Iguatemi e Barra ganham salas para realizar exames teóricos, o usuário poderá comprar laudos para a obtenção da primeira CNH, renovação, adição ou mudança de categoria da mesma em todas as unidades do Detran em postos SAC da capital. O candidato poderá, ainda, fazer a prova teórica eletrônica em qualquer um destes postos.

Nos casos de renovação de CNH, o candidato poderá abrir seu processo e realizar a prova no mesmo dia ou, se preferir, iniciar o serviço em um posto SAC e agendar o exame teórico para outro. A escolha do local de realização desta prova poderá ser feita através do Disque Detran, que atende pelo telefone (71) 3343-8888, para qualquer uma das unidades nos bairros do Comércio, Boca do Rio, Cajazeiras, Periperi, Iguatemi, Barra e Shopping Litoral Norte ou na sede do órgão.

Para garantir esta mudança foi necessária a suspensão dos atendimentos médicos nos SAC Iguatemi e Barra. Agora, como já acontece em outros postos, há sorteio para escolha da clínica credenciada ao órgão através de duas modalidades. Numa primeira opção, o sistema informatizado do Detran sorteia, aleatoriamente, uma das clínicas próximas ao respectivo SAC. A segunda opção atende aos mesmos requisitos da primeira, porém o sorteio é realizado entre clínicas localizadas próximas à residência do candidato.

A descentralização e o melhor atendimento do Detran fazem parte do Programa Você Cidadão, coordenado pela Secretaria da Administração (Saeb). Na prática, isso significa mais agilidade nos processos dos usuários trazendo, também, maior comodidade e opções para a abertura dos serviços. No ano passado, os postos SAC da Boca do Rio, Cajazeiras, Periperi e Comércio foram os primeiros a garantir espaços para realização do exame teórico – até então, de renovação de CNH.