A Secretaria da Saúde do Estado, por intermédio do Sistema Estadual de Transplante, realiza, nesta quinta-feira (3), das 8 às 13h, no Centro de Convenções da Bahia, o I Seminário sobre a Prática do Serviço Social no Programa Estadual de Transplante de Órgãos. O evento tem como principal objetivo discutir a importância e o papel dos assistentes sociais nas equipes que trabalham com captação e transplante de órgãos.

Cerca de 90 profissionais, entre assistentes sociais, estagiários e estudantes da área que atuam em hospitais da rede pública, na área de transplantes e na assistência a portadores de doenças renais crônicas, participarão do encontro.

A assistente social do programa, Sílvia Bandeira, afirma que o seminário, apoiado pelo Conselho Regional de Serviço Social, é uma iniciativa inédita no estado porque, até recentemente, os assistentes sociais não eram inseridos nas equipes que trabalham com transplante de órgãos. “Com a promoção do evento queremos refletir sobre a prática do serviço social nesta área, além de traçar novas diretrizes para a atuação desses profissionais”, explica.

Entre os palestrantes convidados estão o coordenador do Programa Estadual de Transplante, Eraldo Moura, a psicóloga Jaqueline Maia e os médicos Márcia Sá, do Banco de Olhos do Estado, e Marco Aurélio Salvino, da Fundação Hemoba.